O Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região Rio Vermelho – NUCRESS Rio Vermelho teve reunião na tarde de ontem, dia 20 de setembro, em Itapirapuã-GO. Profissionais assistentes sociais de Itapirapuã, Goiás, Jussara e Mossâmedes, discutiram vários assuntos de interesse da categoria. O tema principal “Estágio Supervisionado em Serviço Social” teve exposição da Profª do Curso de Serviço Social – UFG/Campus Goiás, Neimy Batista da Silva.
Representante do CRESS Goiás na reunião, a conselheira Fernanda Felisberto Bueno explica que o tema discutido adveio de demanda das/dos profissionais. “Este é um debate significativo para a profissão e fundamental para o processo ensino-aprendizagem”. Ela informa que a iniciativa teve como ponto de partida memórias do estágio supervisionado durante a formação acadêmico-profissional “enquanto estagiárias/os e supervisoras/es de campo, proporcionando reflexões enriquecedoras acerca do trabalho profissional”.
O afetuoso encontro teve ainda um saboroso lanche coletivo :))
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região Rio Vermelho – NUCRESS Rio Vermelho realizará no dia 20 de setembro, quarta-feira, das 14 às 17 horas, reunião com assistentes sociais de toda a Região. O encontro discutirá vários assuntos de interesse da categoria, tendo como tema principal o Estágio Supervisionado em Serviço Social.
Entrega de DIP
Durante a reunião presencial, além de lanche coletivo haverá a entrega do Documento de Identidade Profissional (DIP) para assistentes sociais que solicitarem. A solicitação deve ser feita com antecedência, por meio deste formulário: https://forms.gle/pVmECCSbzJHQA3pG6
Importante
As/os profissionais estão sendo orientadas/os a viabilizarem a autorização para participação dentro de suas jornadas de trabalho.
Programe-se e participe!
Serviço:
REUNIÃO DO NUCRESS RIO VERMELHO
Tema: Estágio Supervisionado em Serviço Social
Data: 20 de setembro/2023
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço da Academia da Saúde, Itapirapuã-GO
Endereço: Rua 04, setor Edla Pacheco Saad
Obs.:
• O lanche será coletivo
• Haverá entrega do Documento de Identidade Profissional (DIP)
Novos profissionais devem preencher este formulário de solicitação: https://forms.gle/pVmECCSbzJHQA3pG6
Realização:
• Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS GOIÁS
• NUCRESS Rio Vermelho
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3º Encontro Nucress/CRESS Região Sul 2023 será on-line, por meio da plataforma Google Meet. Para participar é só você preencher o formulário disponível neste link
A direção do Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás dá sequência ao trabalho de interiorização de suas ações. Realizará na próxima sexta-feira, dia 18 de agosto, às 8h, o 3º Encontro Nucress/CRESS Região Sul 2023.
INSCRIÇÕES
O encontro será remoto, por meio da plataforma Google Meet. Para participar, você, assistente social da Região Sul Goiana, deve preencher o formulário disponível neste link.
O link da reunião será enviado para o e-mail registrado no formulário.
PAUTA
Estará em discussão a seguinte pauta:
- Falta de investimentos dos empregadores (prefeituras) na infraestrutura de locais de trabalho para o serviço social;
- Falta de equipamentos de trabalho;
- Apresentação de propostas do SUS aprovadas nas conferências Estadual e Nacional;
- A reconstrução gradativa do Sistema Único de Saúde;
- Demandas dos municípios;
- Eleição da coordenação do Nucress Sul;
- Outros possíveis assuntos de interesse da categoria.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mantendo tradição participativa, CRESS prossegue ouvindo as e os profissionais de Goiânia e do interior do estado, visando ser ainda mais assertivo em seu planejamento de ações.
A direção do Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás prossegue sua jornada pelo interior do estado. Na sexta-feira, 23 de junho, realizou mais um encontro, dessa vez com assistentes sociais que atuam no Nordeste Goiano. Participaram cerca de 50 profissionais, além de dirigentes e assessor do Conselho, parte presencialmente, no Colégio dos Sagrados Corações, em Formosa-GO, e parte em sala virtual do Google Meet.
A reunião começou com uma dinâmica de escuta ativa, durante a qual as e os profissionais expressaram o que esperam do CRESS. Surgiram demandas relacionadas à anuidade, fiscalização, capacitação, maior olhar do Conselho para o Nordeste Goiano, luta pela efetivação da jornada de trabalho de 30 horas, luta contra a precarização dos contratos de trabalho, desvios de função, desunião da categoria. Surgiram ainda questões como a interferência do Judiciário na proteção básica do SUAS e dúvidas sobre a Resolução CFESS 572/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de registro nos CRESS.
Planejamento
Presentes à reunião, a Conselheira-presidente, Sueli Almeida, e a professora Omari Ludovico, da Comissão de Trabalho e Formação do CRESS Goiás, destacaram que cada demanda levantada será observada no planejamento de ações da nova gestão do Conselho. As representantes da autarquia e o agente fiscal, Lucas Lima, também apresentaram uma breve exposição sobre a estrutura de funcionamento do Conselho e convidaram os/as profissionais a participarem conforme a área de interesse de cada um/a.
Construção coletiva
Sobre a importância de união da categoria a professora Omari Ludovico ressaltou que ela “é um processo construído processualmente”, na convivência de espaços como este promovido pelo CRESS em Formosa. Ela enfatizou ainda a importância de as e os profissionais da Região darem o tom das ações do CRESS, dialogando, debatendo, discutindo, reivindicando e propondo, como ocorreu recentemente na Região Norte.
Contratos precarizados
Sobre os contratos precarizados foi esclarecido que, a priori, esta é uma luta que precisa envolver as centrais sindicais e outras entidades representativas da luta da classe trabalhadora. De todo modo, o CRESS irá buscar diálogo com as gestões municipais no sentido de repensarem essa forma de depreciativa de contratação que predomina na Região.
Anuidade
Acerca da anuidade ficou evidenciada a necessidade de o CRESS divulgar ainda mais sobre como o recurso arrecadado é utilizado em benefício da categoria. E as/os profissionais foram incentivadas/os a participar das instâncias de deliberação sobre o valor do tributo, com as assembleias ordinárias do Conselho.
- A importância da anuidade para o fortalecimento da profissão
Desafios da participação
Conselheira do CRESS e presente à reunião, a assistente social Emiliana Pereira dos Santos reiterou que, como na gestão anterior, é compromisso da nova direção manter a gestão participativa. Para Santos é essa presença e proximidade que possibilitará ao CRESS compreender e agir cada vez mais ciente das realidades locais.
Atribuições do CRESS
O encontro com assistentes sociais do Norte Goiano teve ainda um informe do agente fiscal Lucas Lima sobre as principais atribuições do CRESS: organizar e manter o registro profissional, atuar como tribunal de ética e, principalmente, fiscalizar a profissão.
Positiva
Na avaliação da Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Sueli Almeida, a reunião foi produtiva. "Nossa reunião foi muito boa. Como encaminhamento foi formada uma comissão de dez colegas para deflagrar o processo de eleição da nova coordenação do NuCress Nordeste. Em nossa avaliação a reunião foi positiva. Nossos agradecimentos pela participação", concluiu.
Acesso ao álbum com fotos da reunião com assistentes sociais do Nordeste Goiano
CRESS Goiás
Assesoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Eleição foi realizada durante reunião na tarde desta quarta-feira, 21/7. Mandato é de três anos e coincide com o da nova diretoria do CRESS Goiás. Os Nucress são espaços de organização do Conselho e compõem a política de interiorização do Conjunto CFESS-CRESS
Foi realizada nesta quarta-feira, 21/6, na Cidade de Goiás, a segunda reunião de rearticulação e fortalecimento do Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região Rio Vermelho. O encontro teve como pauta principal a indicação de uma nova coordenação do Núcleo de Base do CRESS na Região - NuCRESS Rio Vermelho, que para assumir oficialmente dependerá apenas de homologação pelo Pleno do Conselho.
Foram eleitas para a nova coordenação:
- Euzamar Ribeiro de Oliveira - Coordenadora
- Jordanna Pacheco Felisberto - Vice-Coordenadora
- Celisa Gonzaga de Brito - Secretária
- Eleusa Severino dos Santos Damásio - Vice-Secretária
- Amanda Kelley dos Santos Souza – Suplente
O mandato da nova coordenação é de três anos e coincide com o da nova diretoria do CRESS Goiás. Os NuCress são espaços de organização do Conselho e compõem a política de interiorização do Conjunto CFESS-CRESS.
Participaram da reunião 21 pessoas, entre profissionais assistentes sociais, estagiárias em Serviço Social e estudantes do curso da UFG/Câmpus Goiás, dos municípios de Goiás e Itapirapuã. Do CRESS Goiás, estiveram presentes o vice-presidente Wesley Junio Nunes, as conselheiras Sara Ribeiro, Fernanda Felisberto Bueno, Ester da Silva e Patrícia Regina Marques, além da agente fiscal Renata Resende.
DINÂMICA
Antes de se definir a nova coordenação, houve uma dinâmica criativa com metodologia participativa, durante a qual cada pessoa colocou em um papel o que o NuCress simbolizava para ela. Surgiram palavras e frases como "fortalecimento", "resistência", "luta coletiva", "compromisso", "aproximação", "formação continuada", "coletivo que agrega", "união e força", "partilhas", entre outras.
RESOLUÇÃO
Após esse momento, foi realizada explanação seguida de diálogo sobre a Resolução CRESS 19ª Região n° 01, de 10 de janeiro de 2019, que dispõe sobre a regulamentação dos Núcleos de Base do CRESS, pontuando-se as principais informações. Profissionais participantes do encontro também foram informadas/os sobre como funcionam as comissões do CRESS e receberam convite para compô-las.
PRÓXIMAS REUNIÕES
Foi definido ainda que o próximo encontro será no município de Itapirapuã, dia 16 de agosto, das 14h às 17h, para garantir a rotatividade como previsto na regulamentação. As reuniões do NuCress serão mensais, nas terceiras quartas-feiras de cada mês. E serão enviados ofícios para as instituições onde as/os assistentes sociais trabalham para informar do encontro e da necessidade da liberação para a participação.
PAUTA
Foram levantadas como sugestões de pauta para a próxima reunião: 1) Apresentação das Comissões do CRESS; e Estágio Supervisionado em Serviço Social.
PLANEJAMENTO
O grupo dialogou ainda sobre o planejamento participativo, pensando estratégias para aproximação de mais profissionais, inserção de outros municípios da Região e a necessidade de um projeto de educação permanente.
QUAIS MUNICÍPIOS COMPÕEM O NUCRESS RIO VERMELHO?
Araguapaz, Aruanã, Britânia, Faina, Goiás, Itaberaí, Itapirapuã, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás.
As informações são da conselheira do CRESS Goiás, Sara Ribeiro.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Data: 23 de junho/2023
Horário: 14 horas
Locais:
. Presencial: Colégio dos Sagrados Corações – Formosa-GO
. Online: pelo Google Meet (o link da sala virtual será enviado por e-mail, após você fazer a sua inscrição – link abaixo)
LINK DE INSCRIÇÃO DA REUNIÃO: https://acesse.one./CZwGP
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
NUCRESS Nordeste
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
O Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região Rio Vermelho realizará no dia 21 de junho, quarta-feira, nova reunião para rearticulação da coordenação do Nucress. Será das 14 às 17 horas, na Biblioteca Cajuí, da UFG/Cidade de Goiás.
São convidadas/os assistentes sociais de toda a Região. As/os profissionais estão sendo orientadas/os a viabilizarem a autorização para participação dentro de suas jornadas de trabalho.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Realizado em Uruaçu-GO, encontro debateu temas fundamentais para a profissão e elegeu a primeira coordenação do núcleo de base do CRESS na Região. Link no final da notícia dá acesso a mais de 200 fotos.
No dia 26 de maio de 2023, das 8h às 17h, na cidade de Uruaçu-GO, foi realizado o II Encontro de Assistentes Sociais do Norte Goiano. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal Goiano - IFG/Campus Uruaçu. Participaram a Conselheira-presidenta, Sueli Almeida, e mais quatro conselheiras do CRESS/GO: Sandra Gomes Ramos, Leiliane Cristina Luiz, Emiliana Pereira dos Santos e Patrícia Regina Marques Correa, além do agente fiscal Lucas Lima. O encontro contou ainda com a presença de assistentes sociais, bacharéis e estudantes de vários 13 municípios da região: Uruaçu, Campinorte, Alto Horizonte, Minaçu, Itapaci, Goianésia, Barro Alto, Porangatu, Montividiu do Norte, Trombas, Nova Iguaçu, Santa Rita do Novo Destino e Goiânia.
Cultura
O encontro teve belas apresentações culturais: das fiandeiras dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculos – SCFV e do grupo de tambor e dança “Raízes e Tradição” da comunidade quilombola (João Borges Vieira) da comunidade Quilombola, ambos de Uruaçu. Houve ainda dança circular apresentada pela assistente social Vandica Rosa, um momento especial de interação, integração e reflexão.
Palestra
Pela manhã, a assistente social e professora Omari Ludovico Martins proferiu palestra com o tema da campanha nacional do Conjunto CFESS-CRESS celebrativa do 15 de maio, Dia da/o Assistente Social: “Serviço Social, Necessário para o Brasil”. O debate foi mediado pela presidenta do CRESS, Sueli Almeida.
Perfil
No período da tarde os assistentes sociais Rodrigo Silva Moura e Fabiana Carla de Martins apresentaram os dados de um levantamento feito junto às e aos assistentes sociais da Região, no período de 1º a 11 de junho do ano passado. A devolutiva dos dados já era uma ação prevista da Comissão Pró-criação do NUCRESS Norte para a categoria profissional.
Segundo Moura, a pesquisa buscou conhecer o perfil profissional e as condições de trabalho das/os assistentes sociais do Norte Goiano com o objetivo de subsidiar as ações para a criação do Núcleo de Base do CRESS. A consulta, realizada sob a orientação das professoras Omari Ludovido e Darci Roldão, da Comissão de Trabalho e Formação do CRESS, teve a participação de 88 profissionais de 29 municípios da Região, que responderam a questionário pelo formulário Google Forms.
Nucress
O encontro foi organizado pelos/as assistentes sociais Rodrigo Moura, Fabiana Carla e Maria Helena, em articulação com o CRESS Goiás, tendo como um de seus principais objetivos o de criar o NUCRESS Norte e eleger a sua primeira coordenação. Foi eleita por unanimidade chapa única composta pelos assistentes sociais Rodrigo Silva Moura - Coordenador (Uruaçu), Fabiana Carla Martins – Vice-coordenadora (Campinorte), Elaine Martinelli Danzi - Secretária (Alto Horizonte), Vandica Rosa da Silva – Vice-Secretária (Goianésia).
Para que a coordenação seja oficializada falta apenas a homologação pelo pleno do CRESS Goiás.
O II Encontro de Assistentes Sociais do Norte Goiano terminou às 17h, com a participação de 76 pessoas de 13 municípios. Também participaram a Diretora Geral do IFG/Campus Uruaçu, Andréia Prado, o Secretário de Saúde de Uruaçu, membro do CONASEMS, Josimar Nogueira Alves, a Secretária de Desenvolvimento Social de Uruaçu, membra do COEGEMAS, Laise Gracy, a Secretária de Assistência Social de Campinorte, Vani Lara, a Secretária de Assistência Social de Montividiu do Norte, Maria José, e a Secretária de Assistência Social de Trombas, Pollyana Narciso.
ACESSE AQUI ÁLBUM COM 234 FOTOS DO II ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DO NORTE GOIANO
*com informações de Rodrigo Moura
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
INSCREVA-SE CLICANDO AQUI
O Maio da/o Assistente Social do CRESS Goiás e parceiras/os será finalizado com chave de ouro, na cidade de Uruaçu, com a realização, na próxima sexta-feira, dia 26, do II Encontro de Assistentes Sociais do Norte Goiano. A programação prevê pela manhã palestra da assistente social, professora, Mestre em Educação (UFG), Doutora em Serviço Social (UFRJ), Omari Ludovico Martins, sobre o tema “Serviço Social, necessário para o Brasil”.
À tarde, o encontro terá a apresentação de dados de pesquisa sobre o “Perfil Profissional e Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais do Norte Goiano”. A exposição será feita pelo assistente social, Coordenador do CAPS Uruaçu, Rodrigo Silva Moura e pela assistente social, Supervisora de Estágio Acadêmico na UNIP/Polo Uruaçu, Fabiana Carla Martins. Na sequência, as e os participantes vão criar oficialmente e eleger a coordenação do Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região, o NUCRESS Norte.
A Conselheira-presidente do CRESS, Sueli Almeida, destaca que a criação de mais um Nucress e a eleição de sua coordenação demonstram que a direção do Conselho está no caminho certo. “A interiorização das ações do CRESS foi prioridade da gestão anterior e é compromisso nosso, na nova gestão, fortalecer ainda mais este trabalho”, ressalta. “O Nucress Norte será mais um espaço de organização da nossa luta em defesa da nossa profissão”, ressalta.
Carta-programa
A carta-programa da diretoria eleita afirma que “a experiência de interiorização das ações políticas dos CRESS tornou-se uma exigência pela descentralização e municipalização das políticas sociais, particularmente, a de assistência social, conforme LOAS/SUAS/1993, o que resulta num amplo processo de interiorização do trabalho de assistentes sociais com condições de trabalho e salário precários, em face do avanço do neoliberalismo e da onda neoconservadora, numa lógica que institui o Estado mínimo para o/a trabalhador/a e Estado máximo para o capitalista”.
Nesse sentido, prossegue o documento: “a constituição dos núcleos corresponde a uma das estratégias do nosso Conselho de se aproximar do cotidiano das/os assistentes sociais, mediante ações político-pedagógicas que visam fortalecer a mobilização para a necessária defesa da profissão e da qualidade dos serviços prestados às/aos usuárias/os, assegurando a participação da base na luta contra a precarização das condições de trabalho”.
A Semana da/o Assistentes Social em Goiás tem sido na verdade um mês inteiro de atividades. Acesse o nosso hotsite especial e confira toda a programação.
Serviço:
II ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DO NORTE GOIANO
Data: 26/05
Local: IFG - Câmpus Uruaçu - Rua Formosa, Qd 28 e 29 - Loteamento Santana.
Programação:
08:00h – Credenciamento e Coffee Break
09:00h – Mesa de Abertura
09:30h – Momento Cultural
10:00h – SERVIÇO SOCIAL, NECESSÁRIO PARA O BRASIL.
Omari Ludovico Martins – Assistente Social, Mestre em Educação (UFG), Doutora em Serviço Social (UFRJ).
11:00h – Debate
12:00h – Almoço
13:00h – Momento Cultural
13:30h – Perfil Profissional e Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais do Norte Goiano (APRESENTAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA).
Rodrigo Silva Moura – Assistente Social – Coordenador do CAPS Uruaçu/GO.
Fabiana Carla Martins – Assistente Social – Supervisora de Estágio Acadêmico na UNIP/Polo Uruaçu/GO.
14:00h – Debate
15:30h – Intervalo/Lanche
16:00h – Criação do NUCRESS NORTE/Eleição da Coordenação
17:00h – Encerramento
Informações:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
WhatsApp: 62 98452-5147 (Rodrigo Silva Moura)
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Profissionais assistentes sociais, estudantes, bacharéis/las, professoras/es do curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás, dirigentes e assessor do CRESS Goiás participaram de reunião histórica de rearticulação do Núcleo de Base do Conselho na Região Rio Vermelho – NUCRESS Rio Vermelho, realizada nesta quarta-feira, 17 de maio, na Cidade de Goiás.
Um dos encaminhamentos foi a constituição de uma comissão que dialogará com a categoria visando, se possível, definir já na próxima reunião a nova coordenação do NUCRESS para o triênio 2023-2026. Para facilitar ainda mais a participação, o grupo ficou de promover reuniões intercaladas e híbridas (presencial e virtual), sediadas fisicamente em variados municípios da Região.
As 19 pessoas da Cidade de Goiás e Itapirapuã que participaram reforçaram a importância da luta pelas 30 horas semanais, a defesa de ações sistemáticas relacionadas ao mote da campanha do Conjunto CFESS/CRESS (este ano focada na importância do Serviço Social para o Brasil), e a promoção de cursos de educação permanente, em parceria com as universidades e o CRESS Goiás. Durante a reunião houve a entrega de kits contendo materiais e publicações de interesse da categoria, entre eles uma do CFESS sobre o perfil das/os assistentes sociais no Brasil.
A Conselheira-presidente do CRESS, Sueli Almeida, participou do encontro. Ela destacou a prioridade e compromisso de manter e ampliar a política de interiorização das ações do Conselho, tendo como aliados principais nesse sentido os núcleos de base da autarquia.
Além de Sueli Almeida, também estiveram presentes Sara Ribeiro e Fernanda Felisberto Bueno (da nova diretoria do CRESS), Ida Teixeira (da gestão anterior do Conselho) os professores George Ceolin, coordenador do curso de Serviço Social/UFG, a professora Neimy Batista e o agente fiscal do CRESS, Lucas Lima.
A reunião, que compôs a programação da Semana da/o Assistente Social, foi realizada em sala na Biblioteca Cajuí, na UFG/Cidade de Goiás.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534