Assistentes sociais do Nordeste Goiano elegeram a nova coordenação do núcleo de base do Conselho Regional de Serviço Social na Região, durante encontro realizado nesta quarta-feira, 28 de agosto, realizado no Centro Social Madre Eugênia, em Formosa-GO. Durante o encontro, as e os cerca de 53 profissionais de Formosa, São João da Aliança, Planaltina, Nova Roma, Iaciara, Água Fria e Colinas do Sul também debateram “A precarização do trabalho de assistentes sociais”, com exposição da Profa. Dra. Darci Roldão de Carvalho Sousa.
A nova coordenação eleita do NUCRESS-Nordeste ficou composta pelas assistentes sociais Márcia Martins Mesquita (Planaltina), Maria Neide Teixeira (Formos), Layana Jacundá (Formosa), Elisângela Marchese (Formosa) e Irmã Sirley França (Formosa).
O CRESS Goiás esteve representado pela Conselheira-presidente Sueli Almeida, a Conselheira e 1ª Secretária Emiliana Pereira e pelas professoras Omari Ludovico e Darci Roldão, da Comissão de Trabalho e Formação.
ABERTURA
A abertura do teve a acolhida da ‘Irmã Sirley’ e a fala da Conselheira-presidente do CRESS Sueli Almeida, que fez breve apresentação sobre o trabalho do Conselho e destacou a importância de fortalecer o NUCRESS com as e os profissionais do Nordeste Goiano, e ressaltou a necessidade de consolidar essa rede para a valorização da profissão. No mesmo sentido, a professora Omari Ludovico explicou o papel fundamental do NUCRESS para a interiorização das políticas do CRESS.
PRECARIZAÇÃO x LUTA
Em sua exposição a Profa. Dra. Darci Roldão de Carvalho Sousa abordou a precarização do trabalho de assistentes sociais. Ela discutiu as ameaças ao projeto ético-político e a transformação do trabalho em mercadoria, e destacou os antagonismos entre capital e trabalho e os impactos das tecnologias no trabalho. Roldão salientou ainda o significado da luta organizada da classe trabalhadora e a necessidade de uma forte articulação para enfrentar a fragmentação da política social no Brasil.
DESAFIOS
Após a palestra, os participantes compartilharam suas experiências e desafios enfrentados em suas localidades. Segundo a conselheira do CRESS Emiliana Pereira, os relatos incluíram salários baixos, ausência de reajustes, equipamentos precários, desvalorização profissional, condições insalubres de trabalho, problemas com a terceirização e a falta de concursos públicos. “Outros depoimentos abordaram as dificuldades de trabalho em diferentes municípios e a necessidade de levar materiais próprios devido à precariedade das condições de trabalho”, enfatiza em relatório oficial do encontro.
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS
Após delicioso almoço coletivo, a Profa. Darci Roldão retomou a discussão, abordando os impactos das tecnologias nas condições de trabalho e a crescente acumulação flexível, além do desemprego estrutural e da relevância de uma participação política ativa para o enfrentamento dessa realidade.
ACESSE ÁLBUM COM 104 FOTOS DO ENCONTRO DE ASSISTENTE SOCIAIS REGIÃO NORDESTE-GO
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.