Módulos 2 e 3 terão 16 encontros, de agosto a dezembro. Primeiro é dia 11, com exposição da Dra. Adrianyce Angélica Silva de Sousa (UFF), sobre “Serviço Social, trabalho e ontologia do Ser Social”. Iniciativa tem parceria do CRESS Goiás, ABEPSS, ENESSO, IFG, C.A. Carlos Marighela e das prefeituras das cidades de Goiás e Itaberaí. Inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas por meio deste link: https://forms.gle/KVw3UjDjvM6yc5SZ7
A Universidade Federal de Goiás – UFG/Câmpus Goiás, por meio da Unidade Especial Acadêmica do Curso de Bacharelado em Serviço Social, dá sequência ao “Curso de Extensão Serviço Social e Estágio: formação sistemática e educação permanente na UFG/Câmpus Goiás”. Neste semestre, serão realizados os módulos 2 e 3 do curso. O módulo 1 ocorreu de novembro de 2020 a fevereiro de 2021.
O curso objetiva contribuir e subsidiar o processo que envolve a educação permanente e a atualização das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas de estagiárias/os, supervisoras/es acadêmicas/os e em campo, bem como de assistentes sociais vinculadas/os às entidades e instituições conveniadas com a UFG para o desenvolvimento de estágios. Em sua justificativa, o projeto cita Paulo Freire para enfatizar a importância do estágio para o aprendizado: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
Além do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás 19ª Região, por meio de suas comissões de Orientação e Fiscalização e de Trabalho e Formação, são parceiras da UFG nessa “construção coletiva” as seguintes instituições e/ou entidades: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS/Regional Centro-Oeste, Centro Acadêmico de Serviço Social Carlos Marighella/UFG Câmpuas Goiás, Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO, Instituto Federal de Goiás – IFG/Câmpus Cidade de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiás, Prefeitura Municipal de Itaberaí-GO e demais instituições conveniadas para a realização de Estágio Supervisionado em Serviço Social.
Coordenadora do Curso de Extensão, a Profa Dra Neimy Batista da Silva, da UFG-Câmpus Goiás, afirma que o ousado projeto só tornou-se possível em função da sólida parceria. “Nesses tempos desafiadores, de crise sanitária, o que nos permite realizar esse curso é essa união de propósitos, resultado de uma construção coletiva, de cooperação e do envolvimento dessas instituições e entidades”, destaca.
“Nossas entidades e instituições sempre demonstraram resiliência e souberam lidar com as adversidades, transformando-as em lutas e realizações. É o que acontece agora com esse curso fundamental para o processo de formação de estudantes e profissionais assistentes sociais. Esse momento reforça o quanto nossas articulações históricas são fortes e se mantêm, sempre buscando fortalecer nosso projeto ético-político-profissional”, ressalta a Assistente social e Conselheira-Presidente do CRESS Goiás, Nara Costa.
George Ceolin, da ABEPSS-Regional Centro-Oeste, enfatiza que a pandemia tornou impossível o ensino público, gratuito e de qualidade de forma presencial, o que justifica a relevência do curso de extensão. “Diante da suspensão da disciplina e da oferta de estágio nos cursos da UFG, damos nosso total apoio ao projeto de extensão, um espaço permanente de debate com qualidade, possível e adequado para enfrentar os desafios desse momento.É um espaço de resistência e defesa do estágio diante do cenário de pandemia”.
O movimento estudantil também apoia o projeto e vê nele a esperança “freireana”. “Na minha perspectiva o Curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás vem possibilitando transformações e esculpindo meu caminho enquanto Assistente Social em formação. Ser e fazer parte desse coletivo, que dialoga com os diferentes campos da Formação Acadêmico Profissional, nos permite prospectar criticamente o future”, avalia Samara Santos Silva, da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). “Compartilhamos de grande felicidade e responsabilidade em compor essa construção coletiva do Curso de Extensão em Estágio. Que possamos sempre ousar e resistir!”, enfatiza.
Joel dos Santos Lima, do Centro Acadêmico do curso de Serviço Social Carlos Marighella considera uma estratégia acertada a realização do projeto de extensão em meio aos limites estabelecidos pela pandemia. “É uma alternativa no processo de formação continuada de estudantes, assistentes sociais no exercício da docência e nos diversos espaços sócio-ocupacionais que supervisionam estágio e profissionais com interesse na temática. Nos permite aprender e aprofundar conhecimentos diante da realidade que é dinâmica. Ao mesmo tempo, o curso é um espaco de interação que possobilita trocas de afetos, experiências, palavras de solidariedade e força para as/os participantes que vivenciam uma realidade de retrocessos nos direitos e perdas significativas de vidas para a Covid-19”, conclui.
PROGRAMAÇÃO
Módulo 2
O módulo 2, de 11 de agosto a 20 de outubro, terá como tema principal “Trabalho, atribuições, competências e as exigências institucionais e profissionais”. Ao todo, serão onze encontros, sempre às quartas-feiras, das 19 às 22 horas. Dia 11 a Dra. Adrianyce Angélica Silva de Sousa (UFF), falará sobre “Serviço Social, trabalho e ontologia do Ser Social”, tendo como mediadora a professora da UFG/Câmpus Goiás, Neimy Batista da Silva e como facilitadora Samara Santos Silva. No dia 18 o assunto é “A instrumentalidade do Serviço Social e seus fundamentos”, com exposição da Dra. Yolanda Guerra (UERJ), mediação de George Ceolin e facilitação de Joel dos Santos Lima, do Centro Acadêmico de Serviço Social Carlos Marighella. O terceiro encontro do módulo 2 ocorre dia 25 de agosto, com exposição do Dr. Renato Veloso (UERJ) sobre “Trabalho e as implicações tecnológicas e informacionais na atualidade”. A mediação ficará a cargo de Tereza Cristina Pires Favaro e Ana Júlio Parreira Brasil será a facilitadora.
Maurílio Matos, da UERJ, no dia 1º de setembro, abordará a temática “Atribuições privativas de Assistentes Sociais e as requisições contemporâneas do trabalho profissional”. O mediador é o professor George Francisco Ceolin e o facilitador Geyson Cosme Santos Rodrigues. Dia 8 do mesmo mês a Mestra Laurita de Queiroz Bondespacho (UFCat), que também compõe a direção do CRESS Goiás, fará exposição seguida de debate sobre “O orçamento e financiamento da política social na ordem do capital vigente”. Euzamar Ribeiro de Oliveira atuará como mediadora e Viviani Cristina Silva como facilitadora.
“A gestão de política social no contexto de desgoverno” será a temática desenvolvida dia 15 de setembro pela Dra. Ivanete Boschetti (UFRJ), com Geyson Rodrigues como mediador e Maria Ciurinha na condição de facilitadora. Na sequência, dia 22 de setembro, a Dra. Ruth Bittencourt (UFCE) fará exposição sobre “O trabalho de assistentes sociais em instâncias de controle democrático”. Carla Agda Gonçalves mediará o debate e Mariana Oliveira Silva atuará como facilitadora. No dia 29 do mesmo mês, tendo como mediadora Sara Ribeiro da Silva e facilitadora Ana Júlia Parreira Brasil, o assunto em discussão será “O trabalho de assistentes sociais em empresas capitalistas”, com exposição da Dra. Lúcia Freire (UERJ).
“O trabalho de assistentes sociais em organizações privadas não lucrativas” será a temática desenvolvida pela assistente social Blenda Grazielle Borges Barros, da Associação de Pais e Amigos e Pessoas com Deficiência, de funcionários do Banco do Brasil (APABB), no encontro do dia 6 de outubro. Mariana Oliveira será a mediadora e Sara Ribeiro da Silva a facilitadora. Dia 13 do mesmo mês a assistente social Juliana de Cássia Costa Xavier (SESC) fará exposição sobre “O trabalho de assistentes sociais em fundações empresariais”, com mediação da agente fiscal do CRESS Goiás, Renata Resende Carvalho. A facilitadora será Alana de Oliveira Brito. O último encontro do módulo 2, no dia 20 de outubro, debaterá “Serviço Social: reforma agrária e as organizações da classe trabalhadora”, com abordagem da Dra. Ilena Felipe Barros (UFRN). Paula Oliveira da Silva, conselheira do CRESS Goiás, será a mediadora, e Daphne dos Santos Marra atuará como facilitadora.
Módulo 3
O tema norteador do módulo 3 do Curso de Extensão Serviço Social e Estágio é “Estágio e produção de conhecimento: trabalho e formação acadêmico-profissional”. Serão cinco encontros, de 27 de outubro até 15 de dezembro, sempre numa quarta-feira, das 19 às 22 horas.
No primeiro encontro do módulo, no dia 27 de outubro, haverá uma Socialização de produções acerca do tema “Serviço Social e a produção do conhecimento”, uma espécie de roda de conversa com vários/as expositors/as. Daphne dos Santos Marra é a mediadora; Paula Oliveira da Silva, a facilitadora. Já o tema “Serviço Social e o método na teoria social de Marx” será desenvolvido no dia 3 de novembro pelo Dr. José Fernando Siqueira da Silva (UNESP), com mediação de Tales Fornazier e moderação de Analu Morais Lopes. O terceiro encontro do módulo 3 será realizado no dia 10 de novembro. A temática a ser trabalhada pela Dra. Olegna de Souza Guedes (UEL) é “Produção do conhecimento e projeto ético politico profissional”. Luzinete da Incarnação será mediadora e Renata Resende, facilitadora.
O curso terá um pausa de pouco menos de 30 dias e será retomado no dia 8 de dezembro, com exposição e debate sobre “Pesquisa em Serviço Social: concepções e críticas”, pelo Dr. Carlos Antônio de Souza Moraes (UFF). Maria Ciurinha atuarà como mediadora e Samara Santos Silva como facilitadora. O último encontro do módulo 3 será no dia 15 de dezembro. O tema a ser desenvolvido pelo Dr. Ney Luiz Teixeira de Almeida (UERJ) é “Trabalho, estudos e pesquisas em Serviço Social”. Joel dos Santos Lima fará a mediação. A professora Neimy Batista da Silva, coordenadora do Curso de Extensão Serviço Social e Estágio: formação sistemática e educação permanente na UFG/Câmpus Goiás, será a facilitadora.
Inscrições e certificados
87 pessoas já estão inscritas no curso, mas ainda é possível fazer novas inscrições. Interessadas/os devem preencher o formulário disponível neste link: https://forms.gle/KVw3UjDjvM6yc5SZ7
Todas as pessoas inscritas terão direito a certificado de participação.
Transmissão
Todas as pessoas inscritas participarão do curso de forma remota, em uma sala virtual da plataforma Google Meet. Os encontros serão transmitidos ao vivo, para o público externo, pelo Youtube da UFG, com retransmissão simultânea pelas redes sociais (Youtube e Facebook) do CRESS Goiás e de outras entidades parceiras.
Clique nos links e faça download do projeto e da programação do curso de extensão:
- Projeto_Curso_de_Extensão_em_Estágio_Supervisionado_em_Serviço_Social_2021
- Programação_Curso_Extensao_UFG_Goias_Módulos_2_e_3_agosto_2021
Texto: Cláudio Marques/CRESS Goiás
Arte card: Joell dos Santos/CA Carlos Marighella
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - DRT