Enquanto isso não é possível, em parte por negligência do governo federal, Conselho defende prioridade de vacinação para trabalhadores/as de todas as políticas públicas, em especial de Assistência Social, sempre respeitando-se os critérios do plano nacional de imunização. Essa semana a Direção do CRESS Goiás entregou documento com o seu posicionamento aos secretários estadual e municipal (Goiânia) de saúde.
A direção do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás reivindicou ao Secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, que respeitando o PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID – 19 em curso neste momento, considere priorizar o conjunto de trabalhadores/as que ativam as demais políticas públicas, em especial a de Assistência Social, dada a intensificação da demanda decorrente da crise sanitária, vez que estão também em permanente exposição ao risco maior de contágio, devido o contato diário com os usuários desta política.
Em documento entregue formalmente ao Secretário, o CRESS reconhece o atual quadro de insuficiência de vacinas e insumos para a imunização de toda a população, "em parte provocado pela negligência do governo federal", que sequer consegue imunizar trabalhadores e trabalhadoras que atuam no enfrentamento da Covid-19. "É urgente a efetivação de ações coordenadas nacionalmente e a articulação federativa com estados e municípios, a aquisição imediata de quantitativo de vacinas e insumos suficientes, a ampliação e aceleração do plano nacional de vacinação para a real imunização da população", ressalta.
O CRESS Goiás enfatiza ainda que atualmente as únicas medidas de prevenção à Covid-19 são o distanciamento social, o uso de máscara de proteção facial e álcool em gel e a vacinação em massa. Por isso defende VACINAÇÃO JÁ para todas/todos/todes pelo Sistema Único de Saúde como estratégia coletiva no âmbito da política de saúde pública como fator "central no enfrentamento da pandemia em um país com grande desigualdade social como o Brasil".
O ofício foi entregue pela Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa, na tarde desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, durante audiência com o Secretário Municipal de Saúde (foto). A reunião contou com a participação de representantes de outros conselhos que compõem o Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde – FCRAS. Acompanharam a audiência o deputado estadual Virmondes Cruvinel e o vereador Marlon Teixeira (ambos do partido político Cidadania) e o Superintendente de Vigilância Sanitária, Yves Mauro.
O Secretário comprometeu-se a emitir nota oficial da SMS que explique os critérios utilizados na escolha dos profissionais na primeira etapa de vacinação. Ainda ficou decidido que o Fórum contribuirá na operacionalização da vacinação. Uma nota conjunta do FCRAS ficou de ser divulgada ainda hoje, dia 12 de fevereiro.
Na terça-feira, a presidenta do CRESS Goiás já havia entregue o documento ao Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. O Conselho está atento para acionar todos os demais municípios goianos visando garantir o cumprimento do plano de imunização.
MOBILIZAÇÃO
Diante da escassez de vacina no país, a Conselheira-presidente do CRESS Goiás chama todos à mobilização "para exigir das autoridades (governos e legislativos) que sejam destinados os recursos financeiros necessários à produção de vacina em grande escala, de modo a acelerar a imunização em massa no Brasil", conclui Nara Costa.
CLIQUE AQUI e acesse a íntegra do ofício entregue pelo CRESS Goiás ao Secretário Municipal de Saúde de Goiânia.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534