Profissional de saúde da Central de Transplantes de Goiás, a Conselheira-presidente do CRESS Goiás avalia que é preciso ajudar pessoas desinformadas a ampliar a consciência sobre a importância e a eficácia da vacina contra a Covid-19.
A Assistente Social e trabalhadora da Central de Transplantes de Goiás, Nara Costa, é uma das profissionais de saúde vacinadas contra a Covid-19, no estado. A central funciona em um espaço cedido pelo Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), em Goiânia, que atua na reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Costa expressa o sentimento dela após ter sido vacinada:
“O meu sentimento é de felicidade, de confiança na ciência brasileira e mundial que, ao longo de toda a história do conhecimento científico, vem demonstrando compromisso com a vida dos seres humanos e de todo o meio ambiente”.
Nara Costa afirma estar muito grata pela dedicação – “dia-e-noite” – da comunidade científica na busca rápida pela vacina que começa a chegar. Mas lamenta o fato de a medicação ter sido disponibilizada no Brasil apenas a grupos considerados prioritários. “Estamos na luta pela vacina já, para todas as pessoas”, ressalta.
A profissional demonstra também preocupação com a parcela da população que, por desinformação, tem dúvida sobre a eficácia das vacinas. “Precisamos ajudar essas pessoas em sua conscientização”, enfatiza.
Humanidade x Natureza
Nara avalia que a atual pandemia e determinadas catástrofes são resultado da destruição da natureza pelo próprio ser humano, causando desequilíbrios ecológicos que culminam com situações de descontrole que, por sua vez, têm gerado consequências terríveis para o planeta. “Falta consciência de parcela da sociedade no uso dos recursos ambientais”, considera. Apesar disso, a Conselheira-presidente do CRESS tem “esperança de que as coisas possam mudar e a gente consiga conduzir a nossa história para um caminho melhor”, conclui.
O País contabilizou 9.230.865 casos e 225.159 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados, atualizados até 13 horas de hoje, dia 2 de fevereiro, são de consórcio de veículos de imprensa, com base em informações das secretariais estaduais de saúde.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534