O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás realizou na manhã desta quarta-feira, dia 27 de janeiro, o primeiro Ato Ético de 2021. Momento de acolhimento, recepção e formação sobre as atribuições, direitos e deveres da categoria para o exercício pleno de sua profissão, desta vez o ato contou com a participação de 43 novas/os profissionais. O ato é um balizador para que cada assistente social possa receber o seu registro profissional (DIP).
Durante o encontro -- realizado de forma remota em função da pandemia – foram reforçadas informações sobre o Código de Ética e a Lei de Regulamentação da profissão (8662/1993), acerca dos órgãos representativos da categoria (Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e os Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS) com as suas funções, competências e instâncias deliberativas.
“É fundamental que cada assistente social conheça com profundidade o nosso Código de Ética, a lei que regulamenta a nossa profissão, nossa história e nossas lutas, para poder atuar com autoridade ao se colocar como profissional”, ressaltou a Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa, durante exposição às pessoas participantes. Ela falou ainda sobre o trabalho de descentralização da gestão que vem sendo feito pela direção do Conselho, por meio de seus 6 núcleos de base (NUCRESS) organizados nas várias regiões do estado de Goiás. Costa fez um convite especial para que as e os novos profissionais conheçam melhor e participem das comissões instituídas pelo CRESS. “A participação nas comissões nos permite adquirir um vasto conhecimento que fica mesmo como um legado para a nossa formação e a nossa história”, enfatizou.
A agente fiscal do CRESS Goiás, Gabriele Batista dos Santos explicou como é realizado o trabalho de fiscalização e orientação, quem fiscaliza, o que é fiscalizado e sobre como cada profissional deve proceder em caso de denúncia. Ela ressaltou que o objetivo do CRESS nunca é prioritariamente punir, mas sim garantir que profissionais pessoas físicas e jurídicas, conhecedoras das normas e regras, possam cumprí-las, para o bem da categoria e da sociedade. “A nossa prioridade primeira no trabalho de fiscalização é orientar”, concluiu.
DIP
Também participou do ato a agente administrativa Mônica Cristina. Segundo ela, a entrega do registro (DIP) para cada nova/o profissional que participou do Ato Ético será agendada.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534