Conselheiras e profissionais de base do CRESS Goiás têm presença cativa no seminário que começou nesta sexta e prossegue sábado.
Dirigentes e representantes de base do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e dos Conselhos Regionais de Serviço Social de todo o país participam hoje e amanhã (4 e 5 de dezembro) do II Seminário Nacional das Comissões Permanentes de Ética do Conjunto CFESS-CRESS. Participaram representando o CRESS Goiás neste primeiro dia a vice-presidente Tereza de Souza Araújo, a primeira secretaria Bianca Khun Barbosa de Carvalho e a profissional de base Nayara Lúcia Ferreira, todas integrantes da Comissão Permanente de Ética (CPE) do conselho goiano, além do assessor jurídico Baltazivar dos Reis. A profissional de base Janecleia Francisca dos Santos também está inscrita.
A programação do seminário teve hoje duas webmesas: pela manhã, Sylvia Terra (assessora jurídica do Cfess) e Kelly Melatti (Conselheira do Cfess) fizeram exposições sobre “A centralidade da ética nas ações de defesa do Serviço Social e a Concepção Jurídico-Política das Comissões Permanentes de Ética”. À tarde, o assunto foi “Comissão Permanente de Ética: Composição, estrutura, funções e relação com as demais comissões do Conselho”, com palestras de Sylvia Terra (assessora jurídica do Cfess) e Daniela Muller (Conselheira do Cfess).
Durante uma das exposições desta sexta-feira, 4 de dezembro, foram apresentados dados alusivos à atuação das CPEs, a partir de consulta prévia do CFESS aos conselhos regionais. Foi informado, por exemplo, que 100% dos CRESS têm CPE e que todos os CRESS contam com assessoria jurídica para os trabalhos dessa comissão. Foi elencado ainda o quantitativo de denúncias que cada CPE recebeu e caracterizado o perfil de denunciantes no período 2019/2020. Neste caso, a maioria das denúncias foi feita por assistentes sociais (36,8%) e por usuários dos serviços (32,3%).
O questionário respondido pelos CRESS de todo o Brasil enumera os processos éticos em andamento em cada unidade da federação e revela também as principais dificuldades enfrentadas para o desempenho das CPEs, assim como indica estratégias para resolver tais problemas. Neste sábado, 5 de dezembro, a programação prevê exposição e debate pela manhã sobre “Denúncias éticas: formatos previstos e processamento no âmbito das CPEs”. À tarde o assunto é “Comissões de Instrução e os aspectos que envolvem a etapa dos julgamentos”.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534