De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência. Data alerta sobre a necessária construção de um mundo mais acessível e inclusivo e mobiliza a sociedade pela eliminação do capacitismo.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, como forma de ressaltar a importância da inclusão dos/as deficientes na sociedade e da eliminação do capacitismo. No Brasil, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) determina: a administração pública deve combater estereótipos, preconceitos e práticas prejudiciais às pessoas com deficiência.
A data comemorativa criada pela ONU visa a inclusão dos/as deficientes na sociedade, afirma o autor do projeto que deu origem ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul: “O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é um alerta aos países para que reflitam sobre a construção de um mundo mais acessível, mais inclusivo”, destaca.
Outro objetivo do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é a eliminação do capacitismo, que é preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência a partir da ideia de que são incapazes. É o que explica a senadora Maria Gabrilli, do PSDB de São Paulo, relatora do Estatuto da Pessoa com Deficiência, na Câmara, quando era deputada: “É comum muita gente se referir às pessoas que não possuem uma deficiência como pessoas normais. Isso acontece por conta da construção social de um corpo padrão. Muita gente ainda subestima a capacidade das pessoas, em virtude de uma deficiência”.
De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência.
Fonte: Senado Federal
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534