Imposição de produtividade ao Serviço Social do INSS é um dos temas da reunião, dia 31. Abertura do evento terá a participação da Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa. Agente fiscal do Conselho, Gabriele Batista será uma das debatedoras sobre o tema “A lógica produtivista no INSS e suas implicações para o Serviço Social”
O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To está convocando Assistentes Sociais do INSS em Goiás para reunião nesta sexta-feira, dia 31 de julho, das 8h30 às 16h30, por meio da plataforma Google Meet. O encontro é uma iniciativa da Comissão Nacional de Assistentes Sociais do INSS da Fenasps (CONASF) – em parceria com o sindicato e o CRESS Goiás – e terá como pauta principal o “Desmonte estrutural do INSS e alteração nos processos de trabalho com imposição de produtividade ao Serviço Social”, com duas conferências, sob a coordenação das Assistentes Sociais, membras da CONASF, Ângela Brasil e Grete Nair Tirloni.
A primeira conferência, “A lógica produtivista no INSS e suas implicações para o Serviço Social”, das 8h30min às11h30min, terá como debatedores Camilo de Jesus Roma Assunção Leite, representante da CONASF, Assistente Social do INSS lotado na APS Santa Cruz/RJ, Gex Norte RJ; e Gabriele Batista dos Santos Sousa, Assistente Social Agente Fiscal do CRESS Goiás, Pós-graduada em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas e graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília. A segunda conferência, “Reestruturação do INSS e reforma administrativa: que consequências trarão para trabalhadores/as?”, terá como expositores Cristiano dos Santos Machado, Servidor do INSS, Diretor da FENASPS; e Terezinha de Jesus Aguiar, Diretora do SINTFESP-GO/TO e da CNTSS/CUT.
A reunião, que terá em sua abertura uma saudação da diretora jurídica do Sintfesp, Terezinha Aguiar, e da Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa, tem por objetivo construir estratégias de enfrentamento ao desmonte estrutural do INSS em curso, sinalizado pela publicação do Mapa Estratégico do INSS (Resolução nº 07/CEGOV/INSS de 10/06/2020). O que na avaliação da CONASF “culminará com a drástica redução das estruturas de gestão (Gerências-Executivas) e atendimento (Agências da Previdência Social) e grave ameaça da Previdência Social como política pública, bem como à Seguridade Social”.
O encontro também discutirá as alterações nos processos de trabalho no INSS e a imposição de produtividade que já estava em curso e se aprofunda com a Portaria nº 689, de 17 de junho de 2020. Essa portaria estabelece a perspectiva de extinção da jornada de trabalho e de implantação da produtividade para todas as áreas do INSS, inclusive atividades do Serviço Social, não levando em consideração o Código de Ética Profissional e a Lei 8.662/93, que regulamenta essa profissão.
“Ressaltamos que a produtividade é incompatível com o projeto profissional das/os Assistentes Sociais, considerando imensos prejuízos com rebatimentos no reconhecimento do direito da população atendida, principalmente das pessoas com deficiência, pois implicará drasticamente na redução nos tempos de atendimentos, além da intensificação da exploração de toda a categoria na busca de metas inatingíveis pré-estabelecidas pela gestão”, denuncia a CONASF.
Este é o link para Assistentes Sociais do INSS em Goiás participarem da reunião dia 31/07: https://meet.google.com/kdv-wgnv-kbj
Confira a programação completa e participe:
Reunião de Assistentes Sociais do INSS em Goiás
Data: 31 de julho/2020
Horários: 8:30h às 1130h
Abertura: Terezinha Aguiar (Sintfesp-Go/To) e Nara Costa (CRESSGoiás)
Conferência 1 - A lógica produtivista no INSS e suas implicações para o Serviço Social
Debatedores:
Camilo de Jesus Roma Assunção Leite – representante da CONASF, Assistente Social do INSS lotado na APS Santa Cruz/RJ, Gex Norte RJ;
Gabriele Batista dos Santos Sousa – Assistente Social/Agente Fiscal do CRESS Goiás, Pós-graduada em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas e graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília.
Coordenação da mesa:
Grete Nair Tirloni – representante da CONASF, Assistente Social do INSS lotada na APS Goiânia Oeste, GEX Goiânia.
Horários: 13:30h às 16:30
Conferência 2 - Reestruturação do INSS e reforma administrativa: que consequências trarão para trabalhadores/as?
Debatedores:
Cristiano dos Santos Machado – Servidor do INSS, Diretor da FENASPS;
Terezinha de Jesus Aguiar – Diretora do SINTFESP-GO/TO e da CNTSS/CUT.
Coordenação de mesa:
Ana Ângela Torres Brasil – representante da CONASF, Assistente Social do INSS lotada na APS Goiânia Oeste, GEX Goiânia.
> Encaminhamentos
> Encerramento
Realização: Comissão Nacional de Assistentes Sociais do INSS da Fenasps (CONASF)
Parceria: Sintfesp-Go/To
*com informações da Ascom/Sintfesp-GO/TO
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534