Gerência Executiva de Goiânia decidiu fechar a APS Goiânia-Leste e acoplar seus serviços à APS Universitário. Em dois anos, 6500 cidadãos foram atendidos pelo Serviço Social do INSS nas duas agências. Em audiência, gerente foi taxativo em afirmar que a decisão não tem volta, "por falta de pessoal" para manter ambas abertas.
As direções do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins - Sintfesp-Go/To, acompanhadas de uma comissão de assistentes sociais do INSS de Goiânia, tiveram audiência com o gerente da Gex-Goiânia, Wirley Castro, sobre a decisão da gerência de fechar a Agência da Previdência Social Goiânia-Leste e transferir todos os serviços para a APS Goiânia-Universitário.
O grupo entregou formalmente ao gerente um documento (ver em anexo) com exposição de motivos que reforça a importância de manter abertas as duas agências e defende o fortalecimento do Serviço Social da autarquia. Wirley Castro foi taxativo em afirmar que a decisão não tem volta. Segundo ele, a junção é necessária por falta de pessoal.
O gerente, no entanto, se mostrou sensível à possibilidade de remanejamento das assistentes sociais atualmente lotadas na unidade da Vila Viana para a agência do Setor Universitário – caso ocorra mesmo a unificação. “Vou me empenhar para que o pessoal do Serviço Social da APS Leste seja lotado na APS Universitário”, comprometeu-se Castro.
As/os assistentes sociais reivindicam ainda que tenham sala exclusiva e adequada para o trabalho do Serviço Social, de modo a atender com respeito e dignidade o público.
Em dois anos, 6500 cidadãos atendidos pelo Serviço Social das duas agências
O Serviço Social da Agência da Previdência Goiânia-Leste, nos últimos dois anos, segundo dados extraídos do INSS/Casa, atendeu 2.711 usuários (houve afastamentos por licença médica ). E na Agência Goiânia-Universitário foram atendidos 3.764 usuários no período. O Serviço Social de ambas agências, portanto, foi responsável pelo atendimento de 6.475 cidadãos. Ressalte-se que nos últimos meses a demanda só tem aumentado, em função de atualmente o Serviço Social ser um dos principais canais de atendimento presencial nas agências, isto é, o último espaço sócio-ocupacional que garante ao cidadão o direito às informações previdenciárias e assistenciais, seja para o reconhecimento do direito ou a manutenção desse direito por meio do benefício que já recebe.
MP-905
Diante da Medida Provisória 905 do governo federal, que ameaça extinguir o Serviço Sociai do INSS, as trabalhadoras e trabalhadores reivindicam ainda que todas as agências tenham o Serviço Social em pleno funcionamento. O SS do INSS existe há 75 anos e faz o atendimento presencial às pessoas seguradas, especialmente às mais vulneráveis.
APS Setor dos Afonsos continuará aberta, afirma gerente
Durante a audiência, realizada ontem (5/2) no gabinete do gerente Wirley Castro, ele afirmou também que a Agência da Previdência Social do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia, não será fechada, apenas terá como prioridade o serviço de perícia médica.
Já a nova Agência da Previdência, no Setor Andrade Reis, na mesma cidade, segundo o gerente estará em funcionamento “até o final do mês”, e deverá acolher todos os demais atuais serviços prestados pela unidade antiga.
Participaram da audiência Mauro Mota e Terezinha Aguiar, representando o Sintfesp-Go/To, e Ângela Brasil, representando o CRESS Goiás, além da comissão de assistentes sociais. As informações sobre o resultado da audiência são do dirigente Mauro Mota.
*Na foto, a presidenta do CRESS Goiás, Ângela Brasil, durante audiência com o gerente executivo do INSS em Goiânia, Wirley Castro.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534