Dois dias intensos sobre trabalho, formação profissional e fundamentos das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativa e ético-política marcaram 4º módulo do Curso de Extensão do CRESS Goiás, realizado no final de semana. Próximo módulo, em março, será mediado pela professora da UFRJ Marilene Aparecida Coelho, com as temáticas “A dimensão histórica do Serviço Social, expressões da questão social e contemporâneas no Serviço Social” e “Precarização do trabalho e da formação profissional, seus rebatimentos na Supervisão de Estágio em Serviço Social e os seus desafios contemporâneos”. Participação é aberta e gratuita.
A foto final por si só diz como foi o quarto módulo do Curso de Extensão Educação Permanente do CRESS Goiás. Foram dois dias intensos conduzidos pela Assistente Social, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Yolanda Guerra.
Na sexta, 31/01, no auditório do Direito da UFG, ela abordou o tema “Fundamentos das dimensões Teórico-Metodológicas, Técnico-Operativa e Ético-Política”. No sábado, 1º/2, no auditório do curso de Enfermagem da UFG, a exposição de conteúdo e o debate foram sobre “Trabalho e Formação Profissional”.
“Estou muito contente! Entendo a importância deste curso que compõe a política de educação permanente do conjunto CFESS/CRESS e da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) neste momento histórico, num cenário internacional muito difícil. Temos que ter condições de interpretar a realidade, estar de olhos bem abertos, para ter capacidade de explicar o papel do Serviço Social nessa conjuntura. Compreender inclusive a importância da nossa profissão neste momento. Temos que manter a nossa resistência, a nossa vinculação com determinados princípios e valores civilizatórios e entendermos os desafios que temos pela frente”, destaca Yolanda Guerra.
Uma das coordenadoras do curso, a Assistente Social da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, Elizângela Ribeiro avalia como “muito positiva a realização do curso como contribuição do processo de trabalho e formação das/os profissionais e estudantes de Serviço Social”.
“A Comissão de Trabalho e Formação Profissional e parceiros do CRESS estão de parabéns pela organização e realização do curso, que visa a melhor formação e qualificação profissional”, enfatiza Ângela Brasil, presidenta do CRESS Goiás.
Agende o próximo módulo
A Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS Goiás reforça o convite a Assistentes Sociais e acadêmicos para que, mesmo não estando inscritos, participem dos próximos módulos como ouvintes. “O CRESS ampliou essa possibilidade de participação, por entender que o momento requer reflexão e ação diante do desmonte dos direitos sociais da classe trabalhadora. Temos que nos fortalecer, lutar e resistir diante dessa conjuntura política, econômica e social”, ressalta Elizângela Ribeiro, da comissão.
O próximo módulo ocorrerá nos dias 13 e 14 de março e terá como temáticas: “A dimensão histórica do Serviço Social, expressões da questão social e contemporâneas no Serviço Social”; e “Precarização do trabalho e da formação profissional, seus rebatimentos na Supervisão de Estágio em Serviço Social e os seus desafios contemporâneos”. A mediadora nos dois dias é a Assistente Social Doutora e docente em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marilene Aparecida Coelho.
Parcerias
Para a realização do Curso de Extensão Educação Permanente, o CRESS Goiás tem como parceiras as seguintes entidades representativas da profissão: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso). Envolve também as instituições formadoras Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O curso prevê 14 encontros presenciais, duas vezes ao mês, em uma sexta-feira, seguida de sábado. O início ocorreu dia 22 de novembro do ano passado e a previsão é de que termine dia 15 de agosto deste ano. A carga horária total é de 160 horas. Para obter a certificação mínima é exigida participação de pelo menos 75% (120 horas).
Acesse o ÁLBUM DE FOTOS DO MÓDULO 4.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534