Com o apoio do CRESS Goiás, ato público em Goiânia terá ato cultural, com performance do ator Ângelo Lima e seu boneco Fernandinho; e a distribuição de 1.000 pedaços de bolo, com o tradicional “parabéns pra você”, alusivo aos 97 anos da Previdência Social pública no Brasil.
A Constituição Federal de 1988 garante como nossos direitos a Saúde, a Assistência Social e a Previdência Social. No entanto, desde sempre uma parcela de riquíssimos banqueiros e rentistas, que só pensam no próprio umbigo e em como lucrar mais à custa do sofrimento da população, faz de tudo para matar a nossa cidadania.
As mais recentes exclusões em nossa história foram executadas pelos governos de extrema direita Temer e Bolsonaro, e aliados no Congresso Nacional, impedindo por 20 anos investimento no social, aprovando uma reforma trabalhista que retoma tempos de escravidão e aprovando uma reforma da previdência que na prática só permitirá aposentadoria a quem trabalhar até a morte!
“Se você é trabalhador/a e sonha ter uma aposentadoria digna no futuro ou é aposentado (a) e quer mudar essa barbárie, participe do Dia Nacional de Luta dos Aposentados (as) e em Defesa da Previdência Social”, destacam os organizadores.
Em Goiânia, a manifestação será dia 24 de janeiro (sexta-feira agora!), das 9h às 11h, na Praça do Bandeirante (av. Goiás esquina com av. Anhanguera).
Está prevista uma performance cultural do ator Ângelo Lima e seu boneco Fernandinho e distribuição de 1.000 pedaços de um delicioso bolo. Afinal, é dia de luta mas também de comemoração e respeito à população de idosos brasileira!
A manifestação é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde a Previdência Social – Sintfesp-Go/To, em parceria com as seguintes organizações civis e instituições: Centro Popular da Mulher, CRESS Goiás - Conselho Regional de Serviço Social, CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Central Única dos Trabalhadores –Goiás, Força Sindical, SindMetal-GO, Sindsaúde-GO, Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – Sinpro Goiás, Sintego, SINT-IFESgo, UEE-GO, UJS e UNE - União Nacional dos Estudantes, entre outras entidades sindicais, democráticas e populares.
VOCÊ SABIA...
> A população de idosos no Brasil deve saltar do atual patamar de 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, para cerca de 73,5 milhões em 2060, segundo a projeção do IBGE em 2017. Em termos de proporção da população, no mesmo período, a participação dos idosos na população total vai saltar de 10% para cerca de 33,7% em 2060, conforme a projeção demográfica do IBGE divulgada também em 2017. Atualmente, uma em cada dez pessoas é idosa. Em 2060, uma em cada três será idosa.
> Comemorado em 24 de janeiro, o Dia Nacional dos Aposentados foi instituído pela lei 6.926 de 1981, de autoria do ex-deputado federal Benedito Marcílio (1978-1983) e ex-presidente da COBAP – Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (2005-2008). A data foi escolhida para lembrar a histórica aprovação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, dando origem à Previdência Social.
Criação/arte: Cláudio Marques
Crédito da foto usada na arte: Sindjuf-PA/AP
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação