Com o lema “Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade!”, ato ocorre em todo o país no 7 de setembro. Em Goiânia será a partir das 8h30, em frente à Catedral Metropolitana, no Setor Central.
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás 19ª Região divulga a programação e incentiva a participação das/os assistentes sociais no 25º Grito dos/as Excluídos/as, que este ano tem como lema “Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade!”
Iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio da União Nacional dos Estudantes, das centrais sindicais e das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o tradicional ato ocorre em todo o País. Em Goiânia terá concentração em frente à Catedral Metropolitana, no Centro, a partir das 8h30 do sábado, dia 7 de setembro.
Os organizadores do Grito avaliam que o ano de 2019 tem sido marcado por uma conjuntura muito adversa para os pobres: cerceamento da liberdade, retirada de direitos conquistados, aumento do desemprego, volta da fome, violência contra os menos favorecidos. Destacam que as eleições de 2018 fortaleceram ainda mais a classe dominante, com os seus mais variados setores – financeiro, agronegócio, mineração, industrial, comercial, rompendo com o pacto social que garantia o projeto nacional-desenvolvimentista dos últimos governos.
Afirmam ainda que o Pacote Anti-Crime apresentado pelo ministro da Justiça é flagrante violador de direitos humanos e, se aprovado, significará aumento do encarceramento em massa, do endurecimento penal e da letalidade policial.
A população que grita por seus direitos considera injusta e excludente a reforma trabalhista aprovada e a reforma da previdência em tramitação no Congresso Nacional. E denuncia também o crime cometido pela mineradora Vale em Brumadinho, assim como já havia ocorrido em Mariana.
“Fica evidente, diante de tudo isso, que a Democracia está sendo atacada em princípios que até então pareciam intocados: garantia da liberdade humana, dos direitos dos grupos menos favorecidos e a justiça social”, enfatiza ao chamar a todos para, juntos, “lutarmos por justiça, direitos e liberdade”.
GRITO DOS EXCLUÍDOS
Data: 7 de Setembro (Sábado)
Horário: 8h30
Local: Em frente à Catedral Metropolitana - Praça Dom Emanuel, S/N - St. Central, Goiânia - GO
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534