Ato de entrega do registro profissional teve presença de 29 novas/os profissionais, de Goiânia e do interior do estado de Goiás, que trocaram e aprofundaram conhecimentos relevantes para a atuação profissional.
O CRESS Goiás - Conselho Regional de Serviço Social recepcionou 29 novas/os profissionais em sua sede, no Setor Coimbra, em Goiânia, na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto. Além de receberem o Documento de Identidade Profissional (DIP), as/os Assistentes Sociais participaram do Ato Ético, momento fundamental de reforço à formação para o bom desempenho de seus trabalhos.
Após um delicioso café, houve exposição da Conselheira do CRESS, assistente social e professora Wanessa Batista Melo, que apresentou o Conselho e as/os provocou para a necessária reflexão sobre essa nova etapa da carreira. Foram alertadas/os ainda da importância de sempre buscar o aprimoramento de sua formação, por meio de especializações acadêmicas ou da participação ativa em atividades do conjunto CFESS/CRESS, como a Semana da/o Assistente Social (comemorada na passagem do Dia da/o Assistente Social, 15 de maio), encontros e congressos da categoria.
As/os participantes também foram incentivadas a participar dos processos de renovação da direção do CRESS, que ocorre a cada três anos. E receberam informações sobre o Código de Ética e a lei de regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/1993), e acerca dos órgãos representativos da categoria, o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e os Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS, com as suas funções, competências, estrutura organizacional e comissões temáticas.
A segunda parte da programação incluiu exposição da assistente social agente fiscal do CRESS Goiás, Thaísy Cunha Pessoa, sobre como é realizado o trabalho de fiscalização e orientação, quem fiscaliza, o que é fiscalizado e também sobre como cada profissional deve proceder em casos de denúncias. Foi ressaltado que todo assistente social é um/a fiscal, pois tem o compromisso ético de comunicar ao CRESS situações que não estejam de acordo com a lei 8.662/1993 e o Código de Ética do Assistente Social.
Durante o Ato Ético houve um momento muito bacana, com a realização de fotos de todo o grupo reunido e a gravação de um vídeo onde as e os Assistentes Sociais foram desafiados a resumir em uma frase o significado da atuação profissional. Não tiveram dúvida: “Assistentes Sociais: Luta e Resistência”. O vídeo e um álbum com todos os registros fotográficos estão disponíveis na página do CRESS no Facebook (@cressgo ).
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534