Ato ocorre hoje às 17 horas, em Brasília, e terá a presença de mais de 5 mil pessoas de todo o País.
Neste 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, mais de cinco mil pessoas de todo País, centenas delas de Goiás, participam, às 17 horas, em Brasília, de Ato Público em Defesa do Sistema Único de Saúde. O ato é parte da programação da 16ª Conferência Nacional de Saúde que ocorre desde ontem e prossegue até dia 7 na capital federal. Representando o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás, participa a conselheira Tereza de Sousa Araújo, como delegada, e a conselheira Nara Costa, como convidada. A delegação de Goiás é composta por 96 pessoas, eleitas nas conferências municipais e estadual de saúde.
Com o tema central “Democracia e Saúde”, a Conferência é espaço de debate e aprovação das propostas que vão nortear as políticas públicas de saúde no Brasil. O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.
Durante a 16ª Conferência, os participantes discutirão sobre três eixos temáticos, quais sejam: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS. As diretrizes, num total de 31, e propostas, num total de 331, tiradas nas etapas anteriores da Conferência fazem parte do Relatório Nacional. Deste total de propostas, 48 focam o Eixo Transversal (Democracia e Saúde), 89 para o Eixo 1 (Saúde como Direito), 106 para o Eixo 2 (Consolidação dos Princípios do SUS) e 88 para o Eixo 3 (Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS). Ao fim da 16ª Conferência, será elaborado um relatório final que dará subsídios para o Plano Plurianual (2020-2023) e para o Plano Nacional de Saúde.
Merecem destaque entre as propostas aprovadas as que apontam para a revogação da EC 95, que congela investimentos em saúde até o ano 2036, e a garantia de financiamento público e sustentável do SUS. Há também as que destacam a garantia e ampliação do Programa Mais Médicos, a efetivação da política de saúde mental (sem retrocessos e contra a política de internações de longa permanência), o fortalecimento da Atenção Básica em Saúde, a garantia de um Plano de Carreira, Cargos e Salários do SUS para os servidores das três esferas de governo, entre outras.
*com informações da CNTSS/CUT
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534