Divulgamos comunicado do Serviço Social do INSS em Goiânia, por ser de total interesse das/os profissionais que atuam na autarquia e, especialmente, para orientação aos cidadãos requerentes de direitos. A nota informa que gradativamente a maioria dos requerimentos de benefícios e serviços previdenciários e assistenciais passarão a ser feitos pelos canais remotos 135 e, sobretudo, pelo "Meu INSS". E orienta o passo-a-passo para obter a senha de acesso ao sistema digital.
Informa-se que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS está passando por uma "Transformação Digital", e que gradativamente a maioria dos requerimentos de benefícios e serviços previdenciários e assistenciais passarão a ser feitos pelos canais remotos, 135 e sobretudo pelo "Meu INSS".
Para acesso ao "Meu INSS" é necessário a criação de senha, que poderá ser feita nas Agências do INSS e no site do bando/app ou pelo internet banking.
Está previsto para o mês de junho do corrente ano o ingresso de mais de 90 serviços do INSS cujo requerimentos serão feitos diretamente no "Meu INSS" (gov.br/meuinss), mediante login e senha de acesso, sendo essa a assinatura eletrônica do requerente. Portanto para que o cidadão/requerente tenha acesso ao sistema para efetuar seu requerimento de benefício pelo "Meu INSS" é necessário providenciar, o quanto antes, a senha de acesso do mesmo.
O requerente deve acompanhar a tramitação de seu requerimento e a eventual emissão de "Carta de Exigências", diretamente no "Meu INSS", mediante o login e a senha, e também acompanhar seu e-mail diariamente, afim de não perder o prazo para o cumprimento de exigências que forem solicitadas. Ficar atento, principalmente ser o e-mail for de terceiro. O INSS passa também a utilizar o correio eletrônico (e-mail) para comunicações.
Informa-se que, a maioria das Agências do INSS possuem profissionais do Serviço Social- Assistentes Sociais, que realizam atendimentos presenciais aos cidadãos/requerentes diariamente, esclarecendo-os quantos aos seus direitos previdenciáios e orientando sobre os meios para acessá-los. As atribuições do Serviço Social estão descritas na Lei 8.213/91, na Matriz Teórico- Metodológica do Serviço Social na Previdência/ 1994 e no Manual Técnico do Serviço Social do INSS, normatizado pela Resolução 203 PRES/INSS, de 29 de maio de 2012.
O Serviço Social do INSS tem por obrigação orientar o cidadão, e realiza seus atendimentos, muitas vezes espontâneos, ou seja, sem agendamento prévio. Porém diante da nova sistemática pela qual passa o INSS e restrição de atendimento sem agendamento após às 13:00h, o AGENDAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL DO INSS, PASSOU A SER FEITO PELO 135.
Desde dia 07 de junho de 2019, através do COMUNICADO N° 33/2019 - ABERTURA DOS CANAIS REMOTOS PARA AGENDAMENTO DE SOCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES , a central 135, passou a realizar o agendamento do serviço de "Socialização de Informações Previdenciárias e Assistenciais". Mediante o agendamento desse serviço o cidadão terá seu atendimento presencial realizado pelo Serviço Social garantido. (Clique para download - Comunicado 33)
A "Socialização de Informações Previdenciárias e Assistenciais" é um serviço que possibilita orientação pelo Serviço Social do INSS com o objetivo de esclarecer o cidadão os seus direitos e os meios de acessá-los, e consiste em um processo democrático e pedagógico que se desenvolve entre o Assistente Social e os cidadãos usuários do INSS.
Situações exemplificativas para solicitar:
1. Esclarecimento sobre tramitação de benefícios;
2. Esclarecimento sobre suspensão/bloqueio de benefícios;
3. Esclarecimento sobre indeferimento de benefícios;
4. Orientação para requerimento de recurso;
5. Orientação para a população quanto ao acesso e regras aos direitos previdenciários e assistenciais, bem como as regras de contribuição;
6. Orientação para a população com dificuldade/ou sem acesso as plataformas digitais do INSS a exemplo do “Meus INSS”, entre outros.
Serviço Social do INSS em Goiânia