Encontro celebra o Dia da/o Assistente Social, comemorado em 15 de maio e tem como tema “Regressão de direitos tem classe e cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. Profissionais, pesquisadores e estudantes reúnem-se durante evento promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social de Goiás para refletir sobre algo que muitos brasileiros insistem em dizer que não existe: o racismo institucionalizado em nosso País.
O Conselho Regional de Serviço Social de Goiás – CRESS Goiás, 19ª Região, gestão “Lutar Sempre, Temer Jamais” realiza nos dias 14 e 15 de maio a 36ª Semana do/a Assistente Social e o 9º Simpósio Goiano de Serviço Social. Os tradicionais eventos, no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia, reunirão pesquisadores, profissionais e estudantes para debater as bandeiras de luta da categoria e dar visibilidade à profissão. Gratuito, o evento marca as celebrações do Dia da/o Assistente Social, comemorado no próprio dia 15.
Na conferência de abertura, a ser realizada no dia 14, será tratado o tema “Regressão de direitos tem classe e cor: assistentes sociais no combate ao racismo!”. No dia 15, serão abordadas as temáticas “Seguridade Social e Combate ao Racismo: Desafios Contemporâneos” e “Desmonte do Estado: Desafios cotidianos do Serviço Social no Combate ao Racismo”, com abordagens específicas sobre Previdência, Assistência Social, Habitação, Saúde, Educação/Judiciário.
Integram ainda o cronograma diversas mesas redondas, atrações culturais, além de apresentações de trabalhos produzidos por profissionais e estudantes. Com o mesmo mote, “Regressão de direitos tem classe e cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, encontros de assistentes sociais ocorrerão em todo o País, neste mês de maio.
A ação do Dia do/a Assistente Social deste ano chama a categoria a refletir sobre a atual conjuntura que, mais do que nunca, exige denúncia, resistência e luta. “A desigualdade social se aprofunda em nosso País. Direitos sociais garantidos em nossa Constituição Federal à custa de muita luta estão sendo ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas. Se não houver resistência, pode se estabelecer a barbárie”, destaca a presidenta do CRESS Goiás, Ângela Brasil, que faz coro ao mote de campanha definida no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, ano passado, em Porto Alegre: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro”.
A XXXVI Semana do/a Assistente Social é realizada pelo CRESS Goiás, em parceria com a PUC Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps). E tem o apoio do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO. A abertura oficial do evento será às 19h do dia 14 de maio, uma terça-feira. O encerramento, em 15 de maio, às 18h, terá como destaque a Mesa dos Movimentos Sociais, seguida de debate e de uma bela apresentação cultural.
Acesse o hotsite do evento: http://cressgoias.org.br/36-semana-da-o-assistente-social