A presidenta do CRESS Goiás, Angela Brasil e a assistente social e professora da UFG, Maria Ciurinha Pereira Santos, participam neste momento da roda de conversa “Igualdade Racial no Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, no auditório do Instituto Federal de Goiás – IFG, na rua 75, centro de Goiânia. Também participam como debatedoras e expositoras Elaine Moura, assistente social do HUGOL, e a psicóloga e pesquisadora da UNB, Cláudia Alves.
O público majoritário atendido pela Assistência Social é constituído por mulheres negras (IPEA, 2011). “Por isso é fundamental a integração das políticas de assistência social e de promoção da igualdade racial” ressalta a coordenadora do projeto, professora do Instituto Federal de Goiás - IFG, Janira Sodré. A professora Janira Sodre, na abertura do evento, também enalteceu e parabenizou a decisão do Encontro Nacional do conjunto Conselho Federal de Serviço Social - CFESS/CRESS de ter como objeto de sua campanha nacional de luta das/os assistentes sociais no combate ao racismo.
Balanço do disque 100 (2016), no material de divulgação do projeto, revela quem são as principais vítimas de violações de direitos no país: população negra, mulheres e pessoas de 18 a 30 anos de idade.
O evento de hoje reúne profissionais assistentes sociais, trabalhadoras/és de CRAS e CRES das regiões Noroeste, Leste e Sudoeste de Goiânia e dos municípios de Uruaçu e Cavalcante. A conselheira vice-presidente do CRESS Goiás, Heloíza Alves Ribeiro.
A iniciativa é do IFG em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás e tem o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - DRT 1534