O CRESS Goiás - Conselho Regional de Serviço Social iniciou as visitas de orientação e fiscalização de 2019, percorrendo 1400 km entre os dias 28 de janeiro a até 1 de fevereiro. Foram visitados os municípios: Abadiânia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Goianésia, Iaciara e Pirenópolis, totalizando 6 municípios, 30 instituições e 21 assistentes sociais.
As informações são das agentes fiscais do CRESS, assistentes sociais Renata Carvalho Rezende e Thaisy Pessoa. Segundo elas, as irregularidades averiguadas no momento da visita de fiscalização são discutidas na reunião da comissão de orientação e fiscalização – COFI conforme prevê a resolução 512/2007 (Política Nacional de fiscalização), gerando a abertura de processos para acompanhamento, notificação e, caso não haja adequação, são tomadas medidas judiciais cabíveis.
“Orientamos que conforme a resolução 493/2006, o/a assistente social deve comunicar por escrito ao gestor irregularidades no que diz respeito às condições éticas e técnicas de trabalho. Esgotados os recursos e deixando a instituição de tomar as providências, o/a Assistente social deve comunicar ao CRESS por escrito a situação”, destacam.
A fiscalização do CRESS Goiás realiza orientação também por telefone, presencial presenciamente e/ou email.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - MTE 1534