Entidades buscam diálogo com prefeitura de Aparecida visando a humanização do processo de credenciamento de candidatas/os a vagas de emprego na administração municipal. Principalmente lutam pela criação de cargos permanentes, plano de carreira e realização de concurso público para contratação de assistentes sociais, odontólogos e trabalhadores de outras categorias. Demanda foi apresentada ao CRESS por profissionais assistentes sociais do município.
Profissionais assistentes sociais, odontólogos e de outras categorias de trabalhadores, de níveis médio e superior, denunciam a forma desumana e vexatória a que têm sido submetidos em processos de credenciamento da Prefeitura de Aparecida de Goiânia que visam a contratação temporária. Eles relatam que o credenciamento de candidatas/os às vagas têm sido feito por ordem de chegada, provocando uma verdadeira corrida entre pretendentes, que dormem e passam madrugadas, formam longas filas no local da inscrição.
Preocupados com essa situação que perdura pelo menos dois anos, dirigentes do CRESS Goiás - Conselho Regional de Serviço Social, do Conselho Regional de Odontologia – CRO Goiás e do Sindsaúde-Go, tiveram reunião essa semana e decidiram que irão buscar a intermediação do Ministério Público-MP. Querem estabelecer diálogo com prefeitura de Aparecida para, de imediato, humanizar esse processo de credenciamento e, principalmente, garantir uma solução definitiva: a realização de concurso público. “Pelo menos desde 2011 a prefeitura de Aparecida de Goiânia contrata profissionais assistentes sociais e de outras categorias por meio de vínculos temporários, o que demonstra que na verdade o município deveria ter um quadro de concursados, inclusive com plano de carreira”, destaca o CRESS.
No ofício ao Ministério Público local, o CRESS, o CRO e o Sindsaúde vão solicitar a realização de uma audiência pública, onde pretendem demonstrar a real situação, visando resolver o problema. As entidades buscam o apoio de outros conselhos para o documento, que será protocolado no início da próxima semana.
CRESS Goiás 19ª Região
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534