Nestes últimos três meses do ano de 2018, o conjunto CFESS/CRESS tem três agendas políticas prioritárias. O destaque é para a campanha de combate ao racismo lançada em agosto, que terá como ápice o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A campanha prossegue até 2020. Outra agenda importante é o seminário sobre o trabalho das/os assistentes sociais na política de assistência estudantil, previsto para novembro, em Cuiabá-MT. Acesse este link e garanta a sua inscrição: https://bit.ly/2RBgezN . O pleno do Conselho Federal vai ainda fazer o planejamento dos trabalhos e ações para o ano de 2019.
As informações são da presidente do CFESS, Josiane Soares, em entrevista exclusiva concedida à assessoria de comunicação do CRESS Goiás. Josiane Soares elenca de forma didática porque o combate ao racismo deve ser pauta prioritária das/os assistentes sociais do País:
1. Porque o racismo é um elemento histórico na formação social brasileira, que ainda não foi superado;
2. Exatamente pelo fato de o racismo não ter sido superado, é gritante o grau de violência a que está exposta a população negra brasileira, incluídos aí diversos tipos: a violência doméstica, o encarceramento, o extermínio da juventude, conforme comprovam estatísticas oficiais;
3. Porque o combate ao preconceito é um princípio das/os assistentes sociais brasileiros, desde 1993;
4. Porque a partir deste dever ético, de combater todas as formas de preconceito, entre elas o racismo, as/os assistentes sociais devemos ser agentes fundamentais ao racismo institucional que se reproduz diariamente nos nossos espaços de trabalho.
CFESS na Estrada em Goiás
A entrevista da presidente do CFES foi concedida na semana passada, durante a visita do conselho federal ao CRESS Goiás, como parte do CFESS na Estrada, iniciativa do Conselho Federal. Acompanhado de sua assessoria técnica, conselheiras do CFESS têm percorrido o País e visitado os Conselhos Regionais para diagnosticar como estão suas gestões, sua organização administrativa e financeira e construir conjuntamente formas de aprimorar o trabalho, e fortalecer cada vez mais o Conjunto CFESS-CRESS.
O CFESS na Estrada já visitou este ano os CRESS de Rondônia, Amazonas, Acre, Bahia e Piauí e deve visitar ainda este ano outros dois estados.
O CFESS esteve representado na reunião pelas conselheiras Josiane Soares Santos (presidente), Daniela Neves (vice-presidente) e Francieli Piva Borsato (conselheira fiscal), pela assessora jurídica Érika Lula de Medeiros, e pelo assessor contábil Vilmar Augusto de Medeiros. Do CRESS Goiás, participam a presidente, Ângela Brasil, a tesoureira Nara Costa e a segunda secretária Tereza de Sousa Araújo.
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534