O Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva estima que no Brasil, anualmente, há cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama. O CRESS Goiás não tem dúvida: apoia a campanha Outubro Rosa, que estimula a participação da população no controle do câncer de mama, por entender a sua importância para a saúde e vida das mulheres. Afinal, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e precisa ser prevenido e combatido com cuidados em saúde.
Mas o CRESS Goiás também chama a atenção de todas e todos para o fato de que a partir da aprovação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional nº 95, conhecida como PEC da Morte ou PEC do Fim do Mundo, por congelar por 20 anos os investimentos em áreas cruciais como a saúde e a educação, é preciso saber que uma campanha isolada pode não surtir o efeito desejado.
O Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social têm sido desmantelados, num crime de lesa-pátria e lesa-humanidade sem precedentes.
Por isso, o Outubro é Rosa. E a luta de todos os dias pelos direitos da mulheres é Vermelha!
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534