A gestão Lutar sempre, temer jamais, do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás realizou ontem, 29 de agosto, mais um Ato Ético, com a recepção de 30 novas/os Assistentes Sociais, de Goiânia, Rio Verde, Santa Tereza de Goiás, Petrolina, Guapó, Trindade, Aragoiânia, Ipameri, Cidade de Goiás, São Simão, Anápolis, Luziânia, Itapaci, Formosa, Cidade Ocidental e Mineiros.
O ato começou com uma exposição da Conselheira do CRESS Goiás, Wanessa Batista Melo, que apresentou a autarquia aos novos profissionais e os provocou para a necessária reflexão sobre essa nova etapa da carreira de cada um. Todas e todos foram alertados para a importância de sempre buscar o aprimoramento de sua formação e a participar ativamente da gestão do Conselho. Também receberam informações sobre o Código de Ética e a lei de regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/1993), e acerca dos órgãos representativos da categoria, o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e os Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS, com as suas funções, competências, estrutura organizacional e comissões temáticas.
A segunda parte da programação incluiu exposição da assistente social agente fiscal do CRESS Goiás, Thaísy Cunha Pessoa sobre como é realizado o trabalho de fiscalização e orientação, quem fiscaliza, o que é fiscalizado e também sobre como cada profissional deve proceder em casos de denúncias. Foi ressaltado que todo assistente social é um/a fiscal, pois tem o compromisso ético de comunicar ao CRESS situações que não estejam de acordo com a lei 8.662/1993 e o Código de Ética do Assistente Social.
A Conselheira e 1ª Tesoureira do CRESS Goiás, Nara Costa, também participou do ato. Ela reforçou a importância da participação das/os novas/os profissionais no dia a dia de lutas do Conselho e lembrou como relevante o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorrerá de 6 a 9 de setembro, em Porto Alegre-RS.
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - MTE 1534