CFESS-CRESS: “Na falta de ÁGUA e na sobra de ESGOTO transborda RACISMO”
O conjunto CFESS-CRESS lançou este mês, no Ceará, a campanha nacional Assistentes sociais no combate ao racismo! “Muito mais do que uma campanha, é uma convocação à nossa categoria, que já passa de 180 mil profissionais inscritos/as”, afirma a presidente do CFESS, Josiane Soares.
O tema da campanha foi aprovado coletivamente no 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em 2017, em Brasília (DF). De acordo com a presidente do CFESS, o contexto mundial de barbarização da vida social sob o capitalismo, “em que a desigualdade parece não ter mais limites para crescer e se reproduzir, reflete uma situação que tem sido ‘fermento vivo’ para revigorar o conservadorismo em seus diferentes matizes e fazer ressurgir des-valores que julgávamos superados por lamentáveis experiências históricas recentes, como o nazi-fascismo. Em meio a vários aspectos emblemáticos desse nosso tempo de des-valores, sem dúvida, o racismo é central”, explicou Josiane Soares à assessoria de comunicação da autarquia.
A identidade visual da campanha, informa o CFESS, traz um selo que identificará todas as peças elaboradas para a ação, além de um hotsite exclusivo (www.servicosocialcontraracismo.com.br), vídeos virais, spots de rádio, bottons, banners. Além disso, outras ações relacionadas à campanha serão realizadas: a Agenda Assistente Social 2019 terá o tema da campanha; haverá a organização do 2º Seminário de Direitos Humanos (Salvador, 2019); a organização de exposição no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS, 2019) com instalações/painéis a partir do material reunido no hotsite, dentre outras. Ainda, uma série de atividades está planejada em vários locais do Brasil em 20 de novembro de 2018 (Dia Nacional da Consciência Negra), destaca o CFESS.
Como forma de amplificar o alcance dessa importante campanha, o CRESS Goiás divulga hoje o vídeo de seu lançamento, que diz:
Para dar visibilidade
Para valorizar as culturas e as lutas
Para resgatar a história
Para denunciar o racismo
Para debater e enfrentar o racismo no nosso cotidiano profissional
Na falta de ÁGUA e na sobre de ESGOTO transborda RACISMO.
A dura e real frase “Na falta de ÁGUA e na sobre de ESGOTO transborda RACISMO” – também exposta em outra peça da campanha, um cartaz – chama a atenção para um fato real: a falta de saneamento básico atinge principalmente a população negra do país.
Prestigie e compartilhe o hotsite da campanha: www.servicosocialcontraracismo.com.br
*com informações do site do CFESS
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534