O Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás vem a público manifestar repúdio aos atos de violência praticados contra as/os Assistentes Sociais do INSS e integrantes de movimentos sociais no dia 28 de maio de 2018, na sede da direção central do INSS, em Brasília-DF. Os manifestantes faziam Ato em Defesa da Previdência Social e do Serviço Social do INSS e contra o desmonte das políticas e serviços públicos.
O ato foi uma das pautas deliberadas no Encontro Nacional em Defesa da Previdência Social e do Serviço Social do INSS realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2018, organizado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social – FENASPS em parceria com o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS. O encontro contou com a representação de 19 estados com um total de 103 participantes.
O ato público foi marcado por graves agressões às/aos trabalhador@s pela equipe de segurança do prédio, que agiu com truculência e desrespeito com servidores daquela Instituição.
A atividade teve o objetivo de denunciar o desmonte dos serviços previdenciários – Serviço Social e Reabilitação Profissional – que estão ameaçados de extinção na autarquia com a precarização do trabalho das/dos assistentes sociais, assédio moral, interferência nos processos de trabalho, atos normativos que visam reduzir a autonomia profissional, descaracterização do Serviço Social e suas especificidades e redução do acesso e direitos dos trabalhadores.
O ato contou com a presença de conselheiros dos Conselhos Regionais de Serviço Social de vários estados – GO, CE, BA, MG, PR, PA, AP, RJ, SP – e de duas representantes do CFESS – Elaine Pelaez e Lylia Rojas –, além de diretores da FENASPS representantes de sindicatos estaduais dos servidores públicos e militantes do Movimento Resistência Popular (MRP). A delegação de Goiás foi composta por três assistentes sociais do INSS, Ângela Brasil, da APS Goiânia Oeste (e Conselheira Presidenta do CRESS Goiás), Vanessa Cândido, da APS Goiânia Universitário e Valdirene Lúcia Luz, da APS Senador Canedo.
Essa prática criminaliza a liberdade de manifestação e organização legítima dos/as trabalhadores/as.
Por fim, o CRESS Goiás manifesta seu apoio e solidariedade às/aos assistentes sociais e demais trabalhadoras/es agredidas/os na manifestação ocorrida no INSS e reforça a sua defesa pelo estado democrático e social, com a livre manifestação e luta pelos direitos d@s trabalhador@s.
Nossa escolha é a resistência. Somos Classe Trabalhadora!
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região
Gestão “Lutar Sempre, Temer Jamais” - Triênio 2017-2020
Goiânia, 4 de junho de 2018.