Uma verdadeira aula de cidadania. Assim foi o Ato Ético realizado em bela manhã de sol, no dia 30 de maio, na sede do CRESS Goiás, com a presença de quase vinte novos profissionais, de 12 municípios goianos: Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Carmo do Rio Verde, Cocalzinho de Goiás, Goiânia, Iporá, Itaberaí, Orizona, Posse, Rio Verde e São Patrício.
O ato começou com o acolhimento de cada assistente social e teve sequência com uma exposição da Conselheira do CRESS Goiás, Wanessa Batista Melo, que falou do significado do patrimônio coletivo da profissão do Serviço Social. “Nossa atuação é pela coletividade e contra o individualismo. Devemos buscar permanentemente o aperfeiçoamento, a inquietação criadora e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, destacou.
Wanessa enfatizou como desafio aos novos profissionais nunca caírem em zona de conforto. Segundo ela, é importante dar continuidade aos estudos, seja por meio de cursos formais (como pós-graduações) ou participando de eventos como a Semana d@ Assistente Social. A apresentação passou também por informações sobre o Código de Ética e a lei de regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/1993), pilares para o trabalho d@ assistente social. Os 17 novos assistentes sociais receberam informações também sobre os órgãos representativos da categoria, o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS e os Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS, com as suas funções, competências, estrutura organizacional e comissões temáticas.
Sobre a área de fiscalização, a assistente social agente fiscal do CRESS Goiás, Thaísy Cunha Pessoa, expôs sobre como é realizado o trabalho de fiscalização e orientação, quem fiscaliza, o que é fiscalizado e também sobre como cada profissional deve proceder em casos de denúncias. Foi ressaltado que tod@ assistente social é um/a fiscal, pois tem o compromisso ético de comunicar ao CRESS situações que não estejam de acordo com a lei 8.662/1993 e o Código de Ética d@ Assistente Social.
Ao final, após um delicioso café da manhã, os novos profissionais receberam as suas carteiras profissionais. “A gente acredita que somente entregar a carteira não é suficiente. Por isso, toda última quarta-feira de cada mês, durante o Ato Ético, fazemos uma discussão mais profunda, apresentamos o CRESS, o CFESS, as nossas atribuições, de modo a abrir a nossa relação com esse novo profissional, a quem desejamos sucesso nessa nova jornada”, concluiu Wanessa.
Parabéns aos novos profissionais Assistentes Sociais:
- Alclairina Robia Pereira das Dores
- Angesni dos Santos da Silva Tavares
- Dayanna de Melo
- Dione da Silva Ribeiro
- Eliane Maria de Almeida
- Francielli Alves de Brito
- Haminadabe Isaura
- Jaqueline Alves de Sousa
- Kamila Ferreira
- Keila Galiza Santigo
- Louriete Sousa Carneiro Lúcio
- Lucilaine de Godoy
- Maria Clara de Oliveira Rocha
- Maria Gonçalves
- Rosemeire Regina Peres Andrade
- Tatiane Lopes da Silva
- Zilda Geralda de Lemos
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques (MTE 1534)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
62 983177673