Cerca de 45 pessoas participaram da programação do VIII Simpósio Goiânia de Serviço Social promovido pelo CRESS Goiás e pelo NUCRESS Região Sul, em Morrinhos. Evento comemorou o Dia d@ Assistente Social. Mesa de abertura do evento contou com a presença da Conselheira Presidente do CRESS Goás, Ângela Brasil e a coordenação de Luzenildo e Madalena, do NUCRESS Região Sul.
O Núcleo Regional de Serviço Social da Região Sul, na cidade de Morrinhos-GO, realizou seu primeiro evento em comemoração ao Dia d@ Assistente Social, como parte do VIII Simpósio Goiano de Serviço Social, promovido pelo CRESS Goiás.
Além de bela apresentação cultura do Projeto Existir, Oficina dos Sonhos, de Morrinhos, o simpósio contou com a presença da Assistente Social Hirley Ruth Neves Sena, de Mato Grosso do Sul, que fez conferência sobre o tema Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora.
Em sua fala, Hirley Sena fez uma análise da conjuntura. Ela avalia que a atual crise capitalista “está caracterizada por múltiplos retrocessos na escala de valores civilizatórios, com a retirada de direitos sociais e civis, com predomínio da falta de democracia, intolerância, truculência, violência e fortes lampejo de ira”. Ele criticou também a política anti-imigratoria que toma conta de muitos países, caso dos Estados Unidos e vários da Europa.
A assistente social destacou ainda que no Brasil a grave crise econômica levou ao desemprego em alta escala, incluindo-se aí @s assistentes sociais. Um dos fatores determinantes para essa situação foi a aprovação da antirreforma trabalhista aprovada no ano passado, com grandes impactos negativos para a classe trabalhadora.
A conferencista ressaltou ainda a mudança radical a partir do governo Temer, que prioriza fazer o superávit primário e, para isso, promove cortes nas políticas sociais, com destaque para a assistência social e a saúde, com criminosas regressões no Sistema Único de Saúde. Hirley Sena enfatizou que há clara criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, e aumento do preconceito e discriminação aos LGBTs.
Como forma de resistência, ela considera que a saída está na luta por meio dos sindicatos por ramo de atividade, na participação junto aos movimentos sociais, conselhos de direitos e na permanente e crescente organização da classe trabalhadora.
No período da tarde, o evento foi abrilhantado com a apresentação do grupo Batucart, de Senador Canedo e a conferência Avalliação da Pessoa com Deficiência e a Intervenção Técnica d@ Assistente Social, tendo como palestrante a da Assistente Social do INSS Patrícia Oliveira Ramos.
O simpósio em Morrinhos, realizado no dia 23 de maio, teve ainda em sua programação uma mesa redonda sobre Políticas Sociais na região do NUCRESS Região Sul e a roda de experiência “Defesa do trabalho profissional”, com temáticas de saúde, assistência social, previdência social, habitação, justiça e educação.
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques (MTE 1534)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
*com informações de Ângela Brasil