A programação especial da Semana do Assistente Social em Goiás prosseguiu com uma bela atividade realizada na manhã desta segunda-feira, 14, no Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social de Goiás (NUCRESS) Região Leste Goiano, em Senador Canedo, como parte do VIII Simpósio Goiano de Serviço Social.Na abertura do evento a Conselheira Presidenta do CRESS Goiás, Ângela Brasil, saldou Assistentes Sociais, estudantes do curso de Serviço Social e todas as autoridades presentes e conclamou a todos para a palavra de ordem do dia “Nossa escolha é a Resistência: Somos Classe Trabalhadora”.
O simpósio contou com palestra de Rivânia Moura, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em sua análise de conjuntura, a professora reafirmou que o lugar da profissão de Assistente Social é na luta, reconhecendo-se como classe trabalhadora. Ela afirma que “essa concepção de classe é que permitiu o avanço da profissão na década de 1980 e a construção de nosso projeto ético-político”. Destacou ainda que esse pertencimento (como classe trabalhadora) é fator primordial na nossa identidade de classe e no sentimento de solidariedade que permeia a maioria dos profissionais do Serviço Social.
A estudiosa ressaltou ainda o momento difícil que a sociedade brasileira passa, após a retirada, em 2016, da presidenta Dilma Rousseff da presidência da república e sua substituição por Michel Temer. “para cumprir o papel de atender as urgências do Capital e acelerar o processo de Desmonte do Estado Brasileiro”.
Na avaliação de Rivânia Moura, “para o capital, barrar todo e qualquer processo democrático é necessário para o aprofundamento das contrarreformas, para o desmonte do Estado”. Ela denuncia que nesse processo autoritário, “nós, como assistentes sociais, somos as primeiras a passar por dificuldades, pois sempre se mexe e desmonta políticas sociais”.
“O superávit no Brasil, por exemplo, se formou com a retirada do recurso do fundo da seguridade sociais”, denunciou.
A programação do simpósio incluiu ainda uma mesa redonda sobre Políticas Sociais na região do NUCRESS Região Leste e a Roda de experiência “Defesa do trabalho profissional”, com temáticas como saúde, assistência social, previdência social, habitação e judiciário.
Na abertura do simpósio houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e a apresentação cultural com o Coral de Serviço de Convivência do Idoso e fortalecimento de vínculo.
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques (MTE 1534)
(62) 983177673