A iniciativa foi do Serviço Social do INSS, tendo na articulação a Gerência Executiva de Goiânia, em parceria com o SENAC Cora Coralina, FINTPODER e SEMAS. A relevância do encontro para além da capacitação, proporcionou a interação entre essas políticas públicas.
O evento aconteceu no dia 19 de março e participaram além das profissionais do Serviço Social do INSS na Gerência Executiva de Goiânia, cerca de 100 profissionais da rede socioassistencial da capital e região metropolitana.
Na mesa de abertura estavam presentes: a representante da Secretaria de Direitos Humanos e Sociedade Civil – a assistente social Patrícia Souza Oliveira -, a presidente do Conselho Regional de Serviço Social – Ilma Inácia de Sousa Pugliesi-, a Responsável Técnica do Serviço Social da Gerência Executiva do INSS em Goiânia - assistente social Patrícia Soares - e a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia – Márcia de Freitas.
No conteúdo programático do curso foi abordado informações sobre o Benefício de Prestação Continuada – BPC a partir da Portaria Conjunta nº. 02 de 19/09/2014; os benefícios previdenciários e as recentes alterações impostas pelas Medidas Provisórias nº. 664 e 66 embora ainda não tenha se convertido em Lei, mas que já vigora; o tema Reabilitação Profissional foi exposto pela Chefe da Reabilitação Profissional da Gerência Executiva de Goiânia, Luciana Maria Jordão Inácio; e por último sobre as contribuições dos facultativos de baixa renda e processo de validação, que foi exposto pela Chefe da SAIS - Seção de Administração de Informações de Segurados do INSS - , Márcia Aparecida Martins, este tema de bastante interesse para a Política de Assistência Social que é a responsável pela alimentação do Cadastro Único.