Conferência “Política Social no Atual Contexto Brasileiro” aborda necessidade de diálogo e de conhecimento para a formação de uma militância bem qualificada
Mais uma vez, a perda das garantias sociais e dos direitos dos trabalhadores foi abordada na XXXIV Semana da/o Assistente Social. Durante a conferência “Política Social no Atual Contexto Brasileiro”, professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Renato Francisco dos Santos Paula, especificou a conjuntura atual e como ela impacta a proteção e a política sociais.
“Elas estão associadas às necessidades de bem-estar do cidadão. Uma é a ação coletiva de proteger os indivíduos contra os riscos inerentes à vida humana. Outra, é atender as condições próprias, específicas pela maneira que a sociedade se organiza: desemprego, fome, pobreza...”, citou Renato, destacando que o desmonte das políticas públicas realizado por esse governo tem justificativa embasada apenas nessa segunda característica, da política social. “É tapar o sol com a peneira”, resumiu.
Para o professor, nessa conjuntura de regressão de direitos é muito importante que os assistentes sociais, os estudantes e todos os trabalhadores que acreditam nessa luta estejam atentos às mudanças que estão acontecendo, às propostas que o governo vem fazendo, “porque todas são na direção da perda e da regressão de direitos, que nós conquistamos com muita luta”.
Renato ressalta que o debate é uma das maneiras mais legítimas de resistência, junto com a ocupação das ruas. “Por isso, é tão importante que a gente se prepare, que a gente leia, que a gente estude, que a gente converse, que a gente dialogue e, principalmente, venha para as ruas para resistir a esse processo de mudanças que são muito drásticas para toda a classe trabalhadora.”
Breve Currículo de Renato Francisco dos Santos Paula:
Doutor (2013) e Mestre (2005) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador e Docente no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado, Desenvolvimento e Desigualdade (GEPEDD) registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Assessor, Coordenador-Geral e Técnico na Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Brasília - DF - 2005-2012) e Conselheiro (2008-2010) e Vice-Presidente (2010-2012) do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Tem experiência na área de políticas públicas com ênfase nas de Seguridade Social, gestão pública, políticas sociais, controle social, desenvolvimento urbano, comunidades, criança e adolescente, fundamentos do serviço social, tendo produção acadêmico-científica nestas áreas.
Foto: Ricardo Alves