A vice-prefeita eleita de Goiânia, Cláudia Lira, comprometeu-se a defender a retomada da política de assistência social “como um guarda-chuva para atendimento de todas as demais políticas, da infância até a pessoa idosa, por ser consolidada por meio do Sistema Único de Assistência Social e da Política Nacional de Assistência Social”.
O compromisso foi assumido pela futura mandatária municipal em audiência na tarde desta quinta-feira, 12 de dezembro, com representantes do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS Goiás, Conselho Regional de Psicologia, Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente - Cepea/FE/UFG, Fundo Municipal de Assistência Social de Goiânia - FMASGYN e do Fórum Municipal de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Goiânia - FMTSUAS-Goiânia.
A vice-prefeita disse concordar que deve ser premissa da nova administração “trabalhar em cima da Política Nacional de Assistência Social". Claudia Lira afirmou categoricamente que o prefeito eleito disse a ela que se for convencido da mudança, a acatará. "Se você me mostrar que é preciso mudar eu mudo", teria dito Sandro Mabel à vice eleita.
Essas instituições e entidades reivindicam e defendem a recriação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia, como determina a Lei Municipal n⁰ 8.293/2004, que dispõe sobre as condições de acesso e garantia às necessidades humanas, a organização e o funcionamento da Assistência Social em nossa capital, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, também prevista em lei e a ser executada por meio do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Um documento com a pauta de reivindicações foi entregue à vice-prefeita eleita.
Vice-prefeita eleita recebe da Conselheira-presidente do CRESS, Sueli Almeida, o documento das seis entidades e instituições
SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. Está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Com um modelo de gestão participativa, o SUAS articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.
Documento entregue à vice-prefeita eleita de Goiânia
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.