Assistente social de Senador Canedo faz palestra sobre o SUAS em Moçambique
A assistente social Priscylla da Silva e Sousa Soares participou de uma Missão Científica em Moçambique. Durante o evento, ela ministrou palestra/oficina com o tema “Os avanços da política de assistência social no Brasil. Experiência de Senador Canedo – Goiás 2021-2024”.
O evento fez parte da programação da I Mostra Internacional Arte, Turismo e Território, por meio do Colóquio Internacional, Desenvolvimento e Determinações Territoriais no Sul Global, realizado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, da Universidade Eduardo Mondlane. “Essa participação nos ajudou a capacitar a nossa equipe técnica visando melhorar ainda mais a política pública de assistência social em Senador Canedo e contribuir para o desenvolvimento do SUAS”, avalia Priscylla Soares.
Assistentes sociais de Moçambique
Segundo Soares, o encontro internacionalista, realizado de 27 de junho a 3 de julho, foi fundamental também para fortalecer a luta das e dos assistentes sociais de Moçambique pela regulamentação da profissão naquele país africano. “Articulei um encontro com assistentes sociais da Associação de Assistentes Sociais de Moçambique – AASMO e com o Ministério de Gênero, da Criança e Ação Social, o que foi uma experiência internacionalista maravilhosa”, enfatiza Priscylla Soares.
Conhecendo o CadUnico
A profissional conta ainda que as e os assistentes sociais de Moçambique “ficaram muito contentes com a estratégia do Cadastro Único, pois lá enfrentam muitas dificuldades na forma de mapeamento das famílias elegíveis para programas sociais. Então, o CadUnico poderá ser aproveitado na ideia de sistematizar as informações sobre as vulnerabilidades vividas pelas comunidades moçambicanas”, ressaltou.
Missão científica
A Missão Científica Brasil-Moçambique busca a construção de projetos conjuntos, trocas de experiências acadêmicas, internacionalização, consolidação de redes e o fortalecimento Sul-Sul. Compõem a Missão: Reescrita (Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação), UnB, Universidade de Santiago Compostela, Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Rovuma, CNPq, CAPES, PPGEO/UEG, Labor Movens (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Condições de Trabalho no Turismo), Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Para participar, Priscylla Soares teve o apoio da Prefeitura de Senador Canedo.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.