A conselheira-coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização, Sara Ribeiro, participou nesta quinta-feira de reunião ordinária comemorativa dos 25 anos do Conselho Estadual da Mulher. O CONEM-GO também celebrou 25 de abril, Dia Laranja pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas, data instituída para campanha pela ONU.
Além de conselheiras do CONEM, participaram conselheiras de conselhos municipais dos direitos das mulheres e representantes de organismos municipais de políticas para mulheres (OPMs), informa Sara Ribeiro. O encontro foi realizado na Escola Superior da Advogada da OAB Goiás, no Setor Sul, em Goiânia.
Sobre o CONEM
O Conselho Estadual da Mulher de Goiás (CONEM) foi criado em 1999, a partir de reivindicações dos movimentos de mulheres. O Conselho é formado por um colegiado com uma presidenta eleita pelas entidades governamentais e não governamentais que o compõem (estrutura paritária), uma secretária executiva nomeada pelo Governo de Goias e mais uma equipe técnica de trabalho. Seu objetivo é exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher, adotando, se necessário, medidas administrativas ou judiciais cabíveis. Além de assessorar e articular, no âmbito do Poder Executivo e da sociedade civil, a implementação de políticas públicas de atenção à mulher, nos diversos aspectos de sua vida: saúde, segurança e justiça, direitos sexuais e reprodutivos, mercado de trabalho e educação não–sexista.
Dia Laranja pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas
De iniciativa da Organização das Nações Unidas pela Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres - ONU Mulheres, a campanha UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, proclamou o dia 25 de cada mês como Dia Laranja: Dia Mundial de Eliminação da Violência contra as Mulheres, um dia para ampliar a conscientização e agir pela eliminação da violência contra mulheres e meninas. Por ser uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência contra as mulheres e meninas.
O Dia Laranja convoca ativistas, governantes e membros das Nações Unidas a se mobilizarem pelo tema da prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, não somente no dia 25 de Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres - mas todo dia 25 de cada mês, alertando para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas.
Trata-se também de um compromisso mundial de adoção da Agenda pelo Desenvolvimento Sustentável 2030. Este documento reconhece que a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e a eliminação da violência contra mulheres e meninas são centrais para o desenvolvimento sustentável. Propõe ações concretas para o alcance do objetivo número 5: “Alcançar a Igualdade de Gênero por meio do fortalecimento das mulheres e meninas”.
*com informações da plataforma Mulher Segura
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.