O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás defende que a prefeitura de Goiânia reassuma o cuidado com as crianças e adolescentes que eram atendidas pelo Residencial Professor Niso Prego. A unidade de acolhimento provisório para crianças afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, foi interditada em março por determinação da juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso da Silva, do Juizado da Infância e Juventude, e o serviço transferido de forma abrupta para uma instituição religiosa, o abrigo Eunice Weiner, de propriedade da Igreja Videira.
Na audiência pública sobre o assunto, realizada nesta quarta-feira, 24, por iniciativa do vereador Henrique Alves (MDB), a conselheira-presidente do CRESS, Sueli Almeida propôs que a prefeitura convoque as e os servidores concursados e, no máximo em dois meses, viabilize a estrutura física necessária e adequada para acolher crianças e adolescentes no Residencial Niso Prego.
Pelos estudos técnicos que temos, faz-se necessário a prefeitura reassumir o cuidado nos próximos dois meses, reorganizando os serviços e chamando os concursados para, junto com as e os atuais trabalhadores, desenvolverem essa atribuição tão relevante. Pois são profissionais altamente qualificados tecnicamente e com plenas condições de desenvolver o trabalho de cuidar de nossas crianças e adolescentes”, destacou Sueli Almeida, em discurso na tribuna da Câmara de Vereadores.
Almeida também questionou qual seria o motivo de a prefeitura insistir em transferir para instituições filantrópicas e religiosas serviços tão importantes. Indagou inclusive como está a fiscalização dessas instituições que assumiram o cuidado com essas crianças. “Essas crianças não podem ficar reféns da definição, por elas (instituições religiosas e filantrópicas), de qual é o perfil e quantas crianças podem atender”, concluiu.
Assista a Audiência Pública sobre a situação da Unidade de Acolhimento Institucional Provisório Residencial Niso Prego
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.