A assistente social e professora ALDAIZA SPOSATI terá participação especial, de forma remota, na manhã desta quinta-feira, 18/4, no Seminário Estadual “Orfandade e Direitos”, que ocorre das 8h às 17h, no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás.
Aldaiza Sposati é professora titular sênior da PUC/SP, com Pós-Doutorado em Economia pela Universidade de Coimbra. Milita em lutas pela Proteção Social Distributiva, sobretudo na efetivação do SUAS, com destaque para a proteção social de crianças e adolescentes, e da população com vivência nas ruas das cidades. Desenvolve estudos e publicações sobre o tema da orfandade no Brasil. Com produções para a Coalizão dos Direitos de Crianças e Adolescentes sob Orfandade.
Além de sua atuação acadêmica na PUC/SP, onde foi Diretora da Faculdade de Serviço Social e Vice-Reitora Comunitária, Sposati também lecionou em cursos de Pós-graduação em Portugal e Argentina. Ela, por mais de 30 anos, coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social – NEPSAS, uma iniciativa coletiva que tem o objetivo de socializar e democratizar o acesso às informações sobre as pesquisas, produções, e atividades acadêmicas e científicas realizadas pelas/os alunas/os e pesquisadoras/es que integram o Núcleo de Estudos. E realizou consultorias e assessorias para órgãos internacionais, como UNESCO e UNICEF.
SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário Estadual “Orfandade e Direitos” é realizado pela Coalização Nacional Orfandade e Direitos e pelo Comitê Estadual Orfandade e Direitos de Goiás. O objetivo é abordar a vivência de crianças e adolescentes que enfrentam a perda de seus familiares devido à pandemia. Essa realidade é marcada por uma ausência de números e dados específicos, o que torna ainda mais urgente a discussão sobre o impacto emocional e social dessas perdas.
A iniciativa conta com o apoio e parceria das seguintes instituições e entidades: Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás, Associação dos Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás - Acetego, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA-GO, Coalizão Nacional Orfandade e Direitos, COEGEMAS-GO, Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região - CRP-09, Defensoria Pública do Estado de Goiás - DPE-GO, Ministério Público do Estado de Goiás - MP-GO, Secretaria de Estado da Educação - SEDUC Goiás, Secretaria Estadual de Saúde - SES-GO, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDS-GO, Secretaria Municipal de Saúde - SMS Goiânia, Tribunal de Justiça - TJ Goiás, Vida e Justiça – Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 e Assembleia Legislativa de Goiás - Alego.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.