A contratação - via concurso público - de recursos humanos, a estruturação da rede física e a capacitação permanente devem ser prioridades dos governos municipais e estadual, como meios para garantir atendimento adequado aos usuários e usuárias da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e condições de trabalho aos e às profissionais que atuam na política de saúde mental.
O entendimento é do grupo de trabalho “Prevenção e Promoção da Saúde Mental em Goiás” que na tarde desta terça-feira, 27/2, na sede do CRESS Goiás, realizou a sua primeira reunião.
Para viabilizar essa prioridade é fundamental que se garanta no orçamento dos municípios e do estado os repasses de recursos financeiros necessários para o custeio e investimentos, avalia o GT, que contou com a participação de representantes dos usuários (AUSSM-GO), do CRP-09, Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, da Diretoria de Proteção Especial da SEDS Goiânia, do Conselho Estadual de Saúde e da Secult-GO. Também participou, de forma on-line, a assistente social Honória da Silva Rodrigues, que atua no CAPS AD, no município de Morrinhos-GO.
“A participação de todos no GT é muito importante para ampliar o detabe dessas pautas e cobrar melhorias para a área de saúde mental”, ressaltou o vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP09), Marco Aurélio da Silva Lima.
“A nossa maior referência quanto ao que é preciso ser feito são as deliberações da conferência nacional de saúde mental, é nela que os governos e os poderes constituídos devem se mirar”, destacou a Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Sueli Almeida.
SOBRE O GT
O GT foi criado a partir de audiência realizada no dia 31 de janeiro, pela Assembleia Legislativa de Goiás, objetivando debater e propor ações de conscientização, prevenção e tratamento dos transtornos mentais, em consonância com a Lei Estadual nº 14.556, de 25 de abril de 2023, que instituiu, em Goiás, o mês Janeiro Branco, de conscientização sobre a saúde mental. Durante a audiência também foi elaborada e aprovada uma Carta Aberta à População.
Homenagem Póstuma
As pessoas participantes da reunião fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória da professora Sônia Maria Ribeiro dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia. Soninha, como era popularmente conhecida, foi grande defensora do Sistema Único de Saúde. Professora Doutora na PUC Goiás, era também vice-presidenta do PcdoB em Goiânia e integrante da diretoria do Sinpro Goiás.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.