O Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás, foi criado em 7 de dezembro de 1983, à época com o nome Conselho Regional de Assistentes Sociais – CRAS. Portanto, faz 40 anos em 2023. Para celebrar a data, a atual direção do Conselho, dando prosseguimento a uma iniciativa da gestão anterior, prepara uma programação especial.
Entre as ações previstas está a criação e lançamento de um selo comemorativo dessas quatro décadas de defesa da profissão e do projeto ético-político que orienta a atuação das e dos assistentes sociais em Goiás.
Como forma de contribuição à/o designer que criará a arte do selo, a direção do CRESS decidiu consultar profissionais assistentes sociais e estudantes de Serviço Social. Queremos que você, profissional e estudante de Serviço Social, sugira informações e elementos que ajudem a compor a identidade visual desse trabalho criativo.
O texto de introdução do formulário apresenta propostas de referenciais imprescindíveis para a criação do selo, elaboradas pela Comunicação do CRESS, baseados na história e trajetória de luta do Serviço Social brasileiro, com ênfase no período pós-Congresso da Virada (1979), que demarcou a ruptura com o conservadorismo no Serviço Social brasileiro e a construção de um novo Projeto Ético-Político Profissional, com perspectiva da emancipação humana em consonância com as lutas do conjunto da classe trabalhadora.
A Comissão indica ainda que a arte do selo deve considerar a diversidade humana existente em todo o território nacional, na busca da defesa dos direitos humanos e na recusa do arbítrio e do autoritarismo. A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social é outra referência indispensável, assim como o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social.
Do mesmo modo, são fundamentais as diretrizes curriculares da ABEPSS para o Curso de Serviço Social.
• Criatividade: envolve inovação conceitual, técnica e aspectos estéticos;
• Originalidade: considera a desvinculação da proposta em relação a outras marcas existentes;
• Acessibilidade: apresenta a descrição da proposta. Leva em consideração a utilização de contrastes a fim de melhorar o acesso daqueles que possuem baixa visão;
• Aplicabilidade: trata-se da possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais;
• Comunicabilidade: leva em conta a capacidade comunicativa da proposta, considerando as referências apresentadas anteriormente para a sua criação.
• Obs: é VEDADO o uso de símbolos que se convencionaram para identificar o Serviço Social nos seus primórdios, a exemplo da Estrela dos Reis Magos e a Balança com a Tocha (mais informações: CFESS / Perguntas Frequentes.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.