“Hora é de comemorar e de nos mantermos na luta para que sejam convocadas todas as pessoas do cadastro de reserva”, destaca Nara Costa, Conselheira-presidente do Conselho
A prefeitura de Goiânia convocou 1.972 pessoas aprovadas no último concurso para atuarem nas políticas públicas de educação, saúde, assistência social, esportes, infraestrutura, planejamento e administração. Os nomes das/os convocadas/os foram publicados na edição 7.972 do Diário Oficial do Município de quarta-feira, 25/01.
Luta
Por meio de seu perfil na rede social Instagram (@concursoprefeituradegoiania), as/os concursadas/os afirmam que a convocação não foi como queriam, mas simboliza que “toda a luta tem valido a pena”. Por isso, têm muito a comemorar: “Temos pelo menos 1.972 motivos para ficarmos felizes. Nossos esforços, coletivos e individuais, deram frutos. E continuarão frutificando, porque seguimos juntos, de mãos dadas, unidos pelo fato de só nós, só cada um de nós, saber o quanto foi difícil chegar até aqui”. O grupo expressa ainda a importância dos que ainda seguem não foram convocados seguirem na “luta pelo que é justo e necessário”.
CRESS Goiás
A direção do Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região – CRESS Goiás também entende que a convocação é uma vitória significativa, resultante da luta das/os aprovadas/as, com o apoio do CRESS, do Sindsaúde-GO, do Sintego-Go, de parlamentares como o deputado estadual eleito Mauro Rubem e a vereadora Kátia Maria, entre outras entidades, instituições e lideranças.
“Estamos muito felizes com essa conquista das e dos concursados e entendemos que a hora é de comemorar e também de nos mantermos na luta para que sejam convocadas todas as pessoas do cadastro de reserva e, quiçá, para que a prefeitura compreenda que esse número ainda está aquém da necessidade do município e possa brevemente realizar outro concurso”, ressalta Nara Costa, Conselheira-presidente do CRESS Goiás. Nesse sentido, o CRESS, a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal de Goiânia, com o apoio do Tribunal de Contas do Município, têm trabalhado para diagnosticar qual é a real necessidade de pessoal nas várias políticas públicas, exatamente para, baseados em dados, poderem cobrar da prefeitura a realização de novos concursos.
Convocação por setor de atuação
Segundo a prefeitura, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), o quadro será renovado com 259 profissionais, entre eles, 60 assistentes sociais, 60 psicólogos e 133 educadores sociais.
Dos 888 convocados para o setor de saúde, são 108 Agentes Comunitários de Saúde, 201 Agentes de Combate à Endemias, 137 técnicos, 223 especialistas, 58 auxiliares e 156 médicos.
Para a educação, são 715 novos servidores, 600 para a área administrativa e 115 professores, a maioria pedagogos (100), e das áreas de artes, libras e educação física.
Na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o chamamento será de 58 aprovados para atuar na própria pasta. São 41 engenheiros civis, sete engenheiros elétricos e seis arquitetos, além de outros 19 profissionais destas áreas espalhados por secretarias da Prefeitura de Goiânia.
Na Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), serão chamados 40 profissionais de educação física, analistas de cultura e desporto com atuação em projetos e atividades do órgão.
Na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), serão 10 analistas em obras e urbanismo. Na Secretaria Municipal de Administração (Semad), são dois analistas em obras e urbanismo.
Edição 7.972 do Diário Oficial do Município de 25/01
*com informações da Prefeitura de Goiânia
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534