Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada
E Vamos a Luta
(Gonzaguinha)
Caras(os/es) Assistentes Sociais,
O Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região/ CRESS-Goiás, Gestão “RESISTIR E AVANÇAR NA LUTA”, Triênio 2020/2023 e o conjunto de suas/seus trabalhadoras(es), deseja à todas(os/es) assistentes sociais um final de ano de PAZ, AMOR, MUITA ESPERANÇA E DISPOSIÇÃO PARA 2023. Que possamos juntas(os/es) fazer do amanhã a “manhã desejada”. Ao findar de mais um ciclo de trabalho é chegado o momento de analisarmos a caminhada, nos orgulhar dos desafios superados, das conquistas mas, também e sobretudo, sermos generosas(os/es) conosco mesmas(os/es) acerca dos obstáculos não transpostos. Fomos vitoriosas(os/es), fizemos o bom combate, mantivemos a fé, fé na humanidade e na nossa capacidade de resistir e avançar na luta, nos guiando pelo nosso projeto ético político profissional, na construção de uma sociedade justa, livre, com emancipação humana e aprofundamento da democracia.
Atentas(os/es) às ações fundamentais do CRESS-Goiás, neste ano, intensificamos a retomada da agenda de orientação e fiscalização presenciais, na capital e no interior (suspensa devido a COVID-19), debatendo temas recorrentes no exercício profissional, com destaque às Requisições Indevidas do Poder Judiciário para Assistentes Sociais lotadas(os/es) nos CRAS e CREAS. Nesse sentido ainda, enviamos Ofício Circular para as Comarcas Sedes das 13 regiões do judiciário de Goiás, dando ciência das normativas da profissão. Priorizamos as visitas aos municípios da Região Centro-norte Goiano, também das Regiões Sudeste e Metropolitana, incluindo a capital, com o acompanhamento dos processos da assistência social do município. Além disso, realizamos visitas em grandes hospitais como o HUGO, HUGOL, HCN, HEAPA, HMAP, entre outros, totalizando 26 municípios, perfazendo 101 instituições visitadas.
As comissões permanentes de Ética e de Instrução trabalharam de forma incansável na análise e cuidadoso processamento das denúncias éticas recebidas, com rigor e observância ao rito processual e efetiva resposta à sociedade. Foram analisadas 18 denúncias éticas e vale ressaltar a intensa agenda desta comissão que se reúne semanalmente. Da mesma forma, a Comissão Permanente de Inscrição e o Setor de Registro, atuaram forte no reto trabalho de acolhimento e análise criteriosa para a devida homologação dos processos de inscrição, cancelamento ou transferência dos(as/es) profissionais, visando o máximo de segurança à sociedade pelo trabalho desenvolvido por profissionais habilitados, só neste ano tivemos 388 novos inscritos, contabilizando 4.206 inscritos ativos. E ainda na confecção do Documento de Identidade Profissional-DIP.
O CRESS Goiás manteve ainda representações nos seguintes conselhos de direitos: Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA, Conselhos Municipais de Saúde - CMS e de Assistência Social - CMAS, Conselho Penitenciário do Estado de Goiás - COPEN. Participamos e nos articulamos ainda em Fóruns e coletivos de defesa dos direitos LGBTQI+, Mulher, Pessoa com Deficiência, luta por terra, moradia, trabalho, contra a privatização e desmonte dos serviços públicos como trincheira de defesa do Estado Democrático de Direito como garantia e expansão dos direitos sociais.
Seguimos firmes no enfrentamento aos desafios em relação ao fortalecimento da política de interiorização/nucleação das ações do CRESS, mantendo o diálogo e o apoio às coordenações dos Núcleos de base (NUCRESS) ativos e àqueles que se encontram desmobilizados, buscando a sensibilização para o processo de fortalecimento da organização da categoria, com destaque para um amplo trabalho junto às(aos) profissionais da Região Centro-norte Goiano, com a instituição de uma comissão pró-criação do NUCRESS daquela região.
O tradicional evento da categoria 39ª Semana da/o Assistente Social e XII Simpósio Goiano de Serviço Social, com o tema Assistentes sociais, trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas. Em defesa dos direitos e das liberdades democráticas, trouxe para a ordem do dia o debate, caro e urgente, da condição da mulher na nossa sociedade, bem como a nossa própria condição enquanto profissão majoritariamente feminina, nos provocando à luta pela superação de preconceitos e desigualdades em relação à condição de gênero.
Realizamos ainda parcerias importantes com o Curso de Serviço Social da UFG no Curso de Extensão Serviço Social e Estágio (2021) e Projeto de extensão Trabalho pela vida e resistência de povos originários e comunidades tradicionais (2021/22), cujos conteúdos estão disponibilizados no Youtube do CRESS. A Comissão de Trabalho e Formação Profissional manteve de forma assídua os encontros do grupo de estudo Café com Marx como atividade de formação, sempre aos sábados, quinzenalmente, pela manhã.
O aprofundamento da política de comunicação do CRESS, numa concepção de comunicação como direito humano, por meio das mídias digitais, ampliamos o alcance do diálogo com a categoria e a sociedade em geral, o que tem sido fundamental para a socialização das informações e a sedimentação da transparência. Estamos em processo de contratação de serviço para a modernização do site do CRESS, buscando sua maior e melhor navegabilidade e acessibilidade.
Conseguimos junto ao Fundo de Apoio aos CRESS pelo CFESS aporte financeiro para a realização de reforma da sede própria do CRESS Goiás que se encontra em plena execução e, seguramente, será uma importante realização na perspectiva de qualificar a gestão do trabalho e assegurar um atendimento cada vez mais digno à categoria, além da valorização de nosso patrimônio.
Estamos ainda adiantados na efetivação da política de gestão documental, com apoio de profissional arquivista para a devida análise da massa documental e assessoramento à comissão responsável para fins de preservação, manutenção e correta guarda dos documentos e da história da entidade.
Por fim – e tão importante quanto – o trabalho das comissões Administrativo-Financeira e de Enfrentamento à Inadimplência, juntamente com o Conselho Fiscal, atuando na garantia da sustentabilidade e pleno funcionamento da entidade para o desenvolvimento de suas atividades precípuas. A gestão administrativa e financeira do CRESS exige a adoção de procedimentos que se balizam pelo compromisso com os princípios da administração pública e do projeto ético-político profissional, com absoluto zelo pelo patrimônio público e transparência na aplicação dos recursos, em respeito às legislações pertinentes e absoluta defesa do Serviço Social como profissão regulamentada, reconhecida e respeitada socialmente.
Encerramos esse ciclo conscientes do caminho percorrido e da necessidade permanente de seguirmos em frente, com firmeza e unidade na consolidação do nosso projeto ético-político profissional, consonante com as lutas gerais da classe trabalhadora, vinculado a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero, compromissado com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
Tem sido um imenso prazer compartilhar e construir com cada uma e cada um a história do Serviço Social Brasileiro nesses 39 anos do CRESS 19ª Região.
“Pra que nossa esperança
Seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho
Que se deixa de herança”.
Ivan Lins
Que venha o nosso 40º ano de lutas e construções coletivas!
Boas Festas e um 2023 repleto de conquistas!!!
CRESS Goiás 19ª Região
Gestão Resistir e avançar na luta
Triênio 2020/2023
Presidenta: Nara Costa
Vice – Presidenta: Tereza de Souza Araújo
1ª Secretária: Bianca Kuhn Barbosa de Carvalho
2ª Secretária: Luzinete Rezende da Incarnação
1ª Tesoureira: Ida Teixeira de Assunção
2ª Tesoureira: Paula Oliveira da Silva
Conselho Fiscal:
Laurita de Queiroz Bomdespacho
Fátima de Jesus Martins Bento
Maria Conceição Sarmento Padial
Suplentes:
Maria Izabel da Silva Fernandes
Higo Gabriel dos Santos Alves
Luzenildo Petronilo da Costa
Laura Leni M. N. Paranaguá
Gabriela Batista dos Santos
Lúcia Abadia de Carvalho Queiroz