Neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o CRESS Goiás mais uma vez conclama assistentes sociais e a sociedade em geral para a luta pela eliminação do preconceito e da discriminação contra pessoas com deficiências
De acordo com a Organização das Nações Unidades, cerca de 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência. Como forma de ressaltar a importância da inclusão dessas pessoas na sociedade e de eliminar do capacitismo, a ONU instituiu o 3 de dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O capacitismo é o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência a partir da ideia de que são incapazes.
Em 2021, o tema para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”.
Como forma de demarcar a celebração da data, disponibilizamos o caderno “Discriminação contra a pessoa com deficiência - Série Assistente Social no Combate ao Preconceito”, produzido pelo Conselho Federal de Serviço Social - CFESS. O documento aborda a discriminação contra a pessoa com deficiência.
“Há uma incorporação histórica dessa concepção de deficiência, que reverbera diretamente no modo como a sociedade se relaciona com essas pessoas e na limitação de sua participação na vida social em desigualdade de condições. Essa discriminação histórica contra a pessoa com deficiência também está presente na dinâmica dos dias atuais, guardadas suas particularidades na sociabilidade capitalista”, afirma o conselho federal.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534