Com a melhora no quadro de contaminação e após a ampla vacinação contra a Covid-19, a Comissão Permanente de Ética do CRESS Goiás retomou essa semana as reuniões presenciais, que anteriormente estavam sendo realizadas pela plataforma online Skype.
A Comissão informa que no período de maior incidência do novo coronavírus houve um aumento significativo de denúncias éticas, o que exigiu a intensificação de seu trabalho com a realização de reuniões semanais, para garantir respostas à sociedade em tempo hábil. Tudo em conformidade com devido processo legal, quanto à análise das denúncias recebidas pelo CRESS Goiás, como estabelece o Código Processual de Ética (Resolução CFESS n. 660/2013).
Em 2022, a Comissão Permenante de Ética foi reformulada pela portaria CRESSGO nº 05/2022 e, atualmente, ela é composta pelas assistentes sociais Gabriela Batista, Tereza Araújo, Naára Alves e Leiliane Cristina.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
O CRESS Goiás, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI), tem realizado visitas periódicas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (ex-SEMAS) da Prefeitura de Goiânia e respectivas unidades. O diálogo permanente com a gestão da secretaria e com os/as profissionais assistentes sociais objetiva sanar possíveis irregularidades constatadas.
No dia 07/03/2022, o CRAS Baliza foi visitado pelos agentes fiscais. Com essa visita, a COFI concluiu as visitas nas unidades da SEMAS. Assim, será realizado um relatório para fins de encaminhamento de notificação para que a secretaria adeque as irregularidades constatadas.
No dia 07/03/2022, a fiscalização do conselho participou de roda de conversa com alunos da disciplina de Núcleo de Formação I da Universidade Federal de Goiás - UFG. O tema da roda de conversa foi sobre o significado do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS e as principais ações da Comissão de Orientação e Fiscalização - COFI.
O CRESS Goiás, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI), tem realizado visitas periódicas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (ex-SEMAS) da Prefeitura de Goiânia e respectivas unidades. O diálogo permanente com a gestão da secretaria e com os/as profissionais assistentes sociais objetiva sanar possíveis irregularidades constatadas.
No ano de 2021 a COFI percorreu e analisou todas as unidades que não tinham sanado as irregularidades e, acompanhando o Processo 70/2021, decidiu realizar novas visitas à estas unidades.
“Esse trabalho foi feito em novembro de 2021, com previsão de conclusão em março de 2022, quando enviaremos nova notificação à Secretaria”, informam os agentes fiscais do CRESS Goiás, Renata Carvalho e Lucas Lima.
No dia 23 de fevereiro a equipe do CRESS visitou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Curitiba II e Bairro Floresta, na Região Noroeste da Capital, para dar continuidade às ações de orientação e fiscalização nas unidades da ‘SEMAS’.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás, por meio da Comissão de Fiscalização e Orientação (COFI) realizou hoje a sua segunda reunião do mês com profissionais assistentes sociais da Cidade de Goiás.
Agente fiscal do Conselho, Lucas Lima informa que a reunião teve início às 13 horas com uma breve dinâmica onde as/os profissionais se apresentavam e falavam uma palavra que define o seu cotidiano profissional. “Palavras que foram ditas na dinâmica: perseverança, serenidade, defesa dos direitos, persistência, desafiador, responsabilidade, coragem, luta, resistência, compromisso, desafio e aprendizado”, destaca.
Na sequência, a agente fiscal Renata Carvalho Resende fez uma apresentação sobre o tema "Resoluções do CFESS, condições éticas e técnicas de trabalho, estágio supervisionado e projeto ético-político: por que existem e como se relacionam?". A exposição foi seguida de debate, momento em que as/os profissionais “falaram um pouco sobre supervisão de estágio e condições éticas e técnicas do trabalho nos CRAS e CREAS e na Secretaria de Assistência Social da Cidade de Goiás”, informou Lucas Lima.
O terceiro encontro programado para este mês será realizado no dia 24 e terá como tema “Principais Resoluções do CFESS para o trabalho profissional”.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Live de encerramento do projeto de extensão "Trabalho pela vida e resistência de povos originários e comunidades tradicionais" também foi assunto de reunião da comissão
As comissões de trabalho do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás continuam planejamento e colocando em prática ações fundamentais da atual gestão. Essa semana, na terça-feira, dia 15 de fevereiro, foi realizada reunião da Comissão de Comunicação, Divulgação e Imprensa.
Entre os assuntos tratados estão alterações e atualização tecnológica do site do CRESS visando melhorar o acesso de profissionais aos assuntos de seu interesse, tais como: inscrição profissional, certidões, impressão de boletos, atualização de dados, notícias e o calendário anual do Conselho.
Também foi discutida a live de encerramento do projeto de extensão "Trabalho pela vida e resistência de povos originários e comunidades tradicionais", prevista para ocorrer ainda neste semestre. A iniciativa é resultante de uma parceria do Curso de Serviço Social da UFG-Regional Goiás com o CRESS Goiás, Centro Acadêmico Carlos Marighella e NUCRESS Rio Vermelho.
No próximo encontro estarão em pauta a atualização da Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS e um programa quinzenal que o Conselho pretende criar em seu canal no Youtube.
Participaram da reunião a Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa, a coordenadora-executiva Naára Alves, o agente fiscal Lucas Lima, a professora Selma Leite, da UFG, e o assessor de comunicação Cláudio Marques.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Entre as prioridades estão a Assistência social como direito, a defesa do SUAS e de melhores condições de trabalho para profissionais continuam, sempre tendo como foco a qualidade dos serviços prestados à população.
A Comissão de Seguridade Social do CRESS Goiás realizou a sua primeira reunião do ano, na sexta-feira, dia 11 de fevereiro. Durante o encontro, a Conselheira-presidente do Conselho, Nara Costa, apresentou o plano de metas da atual gestão para o ano de 2022.
Apesar de o plano ainda não estar consolidado, é certo que entre as prioridades no ramo da Seguridade Social estarão ações em defesa da Assistência Social como direito, e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como política pública; e luta pela melhoria das condições de trabalho dos/as assistentes sociais e demais trabalhadores/as, na perspectiva de garantia da qualidade dos serviços prestados à população”, destaca Costa.
Também são prioridades fortalecer o Fórum de Trabalhadores/as do SUAS, participar de conselhos, conferências e frentes em defesa do SUAS. Entre os objetivos estão ainda buscar a rearticulação do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS, por meio do diálogo com trabalhadores, sindicatos e entidades de classe para a construção dos Fóruns Municipais de Trabalhadores do SUAS.
Participaram da reunião dirigentes do CRESS e profissionais assistentes sociais, além da professora Omari Ludovico Martins, que atualmente compõe a Comissão de Trabalho e Formação Profissional.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás, por meio da Comissão de Fiscalização e Orientação (COFI) realizou reunião com profissionais assistentes sociais da Cidade de Goiás. O primeiro de três encontros previstos ocorreu a pedido da assistente social Sara Ribeiro e teve como tema “Fiscalização e Serviço Social: a importância histórica do Conjunto CFESS-CRESS na efetivação do projeto ético-político profissional e na defesa da profissão”.
Representaram o Conselho na reunião a Conselheira-presidente Nara Costa, a conselheira Luzinete Rezende da Incarnação e o agente fiscal Lucas Lima. Após a apresentação de cada uma das onze pessoas participantes, Lima falou um pouco da história do conjunto CFESS-CRESS e sobre “como o conceito de fiscalização se ampliou a partir do novo projeto de profissão vinculado às lutas mais gerais da classe trabalhadora”.
Na sequência, Luzinete abordou as condições de trabalho e propiciou a escuta das profissionais da cidade sobre a sua realidade no município. O Conselho também repassou informações detalhadas sobre os canais de atendimento do CRESS.
Participaram profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e que atuam em CRAS, CREAS e CEAM da Cidade de Goiás. A reunião foi realizada ontem, 10 de fevereiro, por meio da plataforma Google Meet.
Os dois próximos encontros serão no dia 17, sobre “Resoluções do CFESS, Condições Éticas e Técnicas de Trabalho, Estágio Supervisionado e Projeto Ético-Político: Por que existem e como se relacionam?”; e no dia 24, tendo como tema “Principais Resoluções do CFESS para o trabalho profissional”.
As informações são do agente fiscal do CRESS Goiás, Lucas Lima.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques
A Comissão de Trabalho e Formação Profissional do CRESS Goiás comunica que o Curso de Extensão Educação Permanente – iniciado em 2019 e interrompido em 2020 em função da pandemia – será retomado em sua forma presencial quando for possível a realização de encontros presenciais com total segurança sanitária, sem pôr em risco as vidas nem comprometer os objetivos e a qualidade da proposta.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Reunião ocorrida nesta segunda-feira, 11/1, também definiu seu calendário de trabalho.
Na manhã desta segunda-feira, 11 de janeiro, ocorreu a primeira reunião deste ano da Comissão Permanente de Ética. Em pauta, a definição da agenda de reuniões do exercício de 2021 que ocorrerão semanalmente todas as quintas-feiras.
“Também fizemos a análise de denúncias por infração ética protocolizadas no CRESS para emissão de pareceres por esta Comissão a serem submetidos ao Conselho Pleno para a decisão de abertura ou não de processo ético e designação de comissão para instrução processual ou arquivamento da denúncia, conforme o caso”, explica a coordenadora da Comissão, Gabriela Batista dos Santos.
Segundo Santos, além dela participaram da reunião todas as demais componentes da comissão: Tereza de Souza Araújo, Bianca Kuhn Barbosa de Carvalho, Janecleia Francisco Santos e Nayara Lúcia Ferreira.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534