Etapa estadual será realizada de 8 a 10 de novembro, de forma remota, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook. Presidente do CEAS, Heloiza Ribeiro, coordenará a conferência, que terá palestra magna de Maísa Miralva. Ambas foram dirigentes do CRESS Goiás.
Representantes da sociedade civil e governamentais participam de 8 a 10 de novembro da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social do Estado de Goiás. Em 2021 o tema é “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Em função da pandemia do novo coronavirus, a conferência este ano será realizada de forma remota, por meio da plataforma zoom, para delegadas/os e observadores inscritos. O público em geral poderá acompanhá-la ao vivo, por meio do Facebook e Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds).
A abertura oficial, na segunda-feira, 8/11, às 9 horas, será feita pela Conselheira-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-Go), Heloiza Alves Ribeiro. Em seguida, a psicóloga e Superintendente Estadual de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, Silvana Cruz Fuini, falará sobre o Cenário da Assistência Social em Goiás. Palestra magna sobre o tema da conferência será proferida a partir das 10 horas pela Dra. Maísa Miralva da Silva, assistente social e professora da PUC Goiás. Heloiza foi vice-presidente e Maísa foi presidente do CRESS Goiás.
Para a tarde do dia 8 e a manhã do dia 9 estão programadas exposições seguidas de debates sobre os cinco eixos que norteiam a conferência:
Eixo 1 - A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
Eixo 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;
Eixo 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários
Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social
Eixo 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Participam como palestrantes: Simone Albuquerque, assistente social, Diretora de Gestão do SUAS na prefeitura de Belo Horizonte; Sérgio Vanderly Silva, assistente social, Vice-presidente do CEAS-MG; Dr. Renato Francisco dos Santos Paula, assistente social, professor da UFG/Câmpus Goiás; e Elias de Sousa Oliveira, assistente social, Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS.
O período vespertino do dia 9 está reservado na programação para a distribuição dos/as delegados/as em cinco salas virtuais para a avaliação e definição das prioridades por eixos.
No dia 10 será realizada a plenária para apreciação e aprovação das propostas dos eixos temáticos e a eleição do/as delegados/as que representarão o estado de Goiás na Conferência Nacional de Assistência Social, no mês de dezembro.
Clique para Download - PROGRAMAÇÃO 13ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE GOIÁS
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534