Regras deverão ser adotadas por todos os municípios do estado de Goiás. É o que informa a seguinte nota pública do Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde - FCRAS:
O Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde (FCRAS) reuniu-se nessa terça-feira (06/04), com o superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Yves Mauro Fernandes Ternes, para discutir os procedimentos a serem adotados para a vacinação dos profissionais da área de saúde na capital.
De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, seguindo a determinação do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus, reservará 30% do próximo lote de primeiras doses de vacina contra o novo coronavírus (D1) para profissionais de saúde não contemplados no início da imunização, iniciando com faixa etária acima de 55 anos. 2% do percentual será destinado para profissionais de saúde e estagiários de ambiente hospitalar dedicados ao tratamento de COVID-19 ainda não vacinados. O mesmo procedimento deverá ser adotado por todos os municípios goianos.
O superintendente informou que a Prefeitura de Goiânia disponibilizará uma aba de pré-cadastramento de trabalhadores da saúde para vacinação contra a COVID-19 no “Aplicativo Prefeitura 24 horas”.
Para a vacinação contra COVID-19, os profissionais da área de saúde deverão comprovar inscrição ativa nos respectivos Conselhos Profissionais, vínculo de trabalho com unidade de saúde ou apresentar declaração de autônomo (o modelo será disponibilizado pelos Conselhos). O local de vacinação ainda será definido pela secretaria municipal de saúde de Goiânia.
Orientamos todos os profissionais de saúde a baixarem o aplicativo e continuarem nos acompanhando pelas redes sociais para mais informações. Lembramos que a aplicação da vacina contra a COVID-19 deve ter um intervalo mínimo de 14 dias antes e 14 dias após as demais vacinas do calendário de imunização, entre elas a vacina contra H1N1.
O Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde é composto pelas seguintes entidades: CRESS Goiás, CRBM-3; CRBio-04; CRF-GO; CREFITO11; CREF14/GO-TO; CREFONO5; CRMV-GO; CRN-01; CRP-09. #FCRAS #VacinaJá #COVID19
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - DRT 1534