O Conselho Regional de Serviço Social - CRESS Goiás conquistou uma vaga na suplência do Conselho Estadual de Saúde (CES-GO). A suplência dá direito à representação do CRESS participar de todas as reuniões e plenárias do CES-GO, com direito a voz. A eleição para o mandato que vai de 2021 a 2024 ocorreu no dia 25 de novembro.
O CES é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo, no Estado e tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. Com a conquista, além de trabalhar em defesa dos direitos dos servidores da saúde, o CRESS Goiás pode propor soluções para melhorar a saúde em âmbito estadual.
É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CES- GO a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Estadual de Saúde. Ele é formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS.
Representou o CRESS Goiás na eleição do CES-GO a vice-presidente Teresa de Sousa Araújo.
*Com informações da Secretaria Estadual de Saúde
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - DRT 1534