CRESS Goiás celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, se irmanando às instituições e organizações da sociedade civil que fazem dessa uma causa permanente, na busca pela garantia a todos aos direitos humanos. O tema da data em 2020 é "Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada".
Todos os anos, no dia 1° de dezembro, o mundo celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Pessoas em todo o planeta se unem para mostrar apoio à quem vive e é afetado pelo HIV e para lembrar daqueles/as que perderam suas vidas devido à AIDS.
Em 2020, destaca o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a atenção do mundo se concentrou na pandemia de COVID-19 na saúde e como as pandemias afetam vidas e meios de subsistência. A COVID-19 está mostrando mais uma vez como a saúde está interligada a outras questões críticas, como redução da desigualdade, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção social e crescimento econômico.
Com isso em mente, este ano o tema do Dia Mundial contra a AIDS é “Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada”.
Para o UNAIDS, a solidariedade mundial e responsabilidade compartilhada exigem que vejamos as respostas globais de saúde, incluindo a resposta à AIDS, de uma nova maneira. É necessário que o mundo se reúna para garantir que:
- A saúde seja totalmente financiada.
- Os sistemas de saúde sejam fortalecidos.
- O acesso à saúde seja garantido.
- Os direitos humanos sejam respeitados.
- Os direitos das mulheres e meninas e a igualdade de gênero estejam no centro.
Neste 1º de dezembro, o CRESS Goiás celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, se irmanando às instituições e organizações da sociedade civil que fazem dessa uma causa permanente, na busca pela garantia a todos aos direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.
Saiba mais sobre a data e o mote deste ano: Dia Mundial contra a AIDS 2020: solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada
*com informações da UNAIDS
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534