Nova plataforma permitirá maior agilidade e eficácia nos atendimentos a profissionais Assistentes Sociais. Atendimento, que está suspenso durante essa semana, será retomado na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro.
Durante cinco dias ininterruptos, de segunda-feira, 14, até esta sexta-feira, 18 de setembro, as trabalhadoras e trabalhadores dos setores de cobrança, inscrição, fiscalização e secretaria do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás participam ativamente, cerca de oito horas por dia, de um intenso treinamento de capacitação para que possam manusear com eficiência a nova plataforma digital do Conselho e, assim, melhorar ainda mais o atendimento.
Essa nova e moderna plataforma inclui a implantação de três sistemas: o SISCAF.Net, que permite disponibilizar na internet a base de dados dos/as profissionais e pessoas jurídicas registradas no Conselho, para consultas e atualizações; o FISCALIZAÇÃO.NET, sistema de gestão da fiscalização; e Serviços On-line, que permite ao público externo (profissionais e pessoas jurídicas), com agilidade, realizar atualização cadastral, emitir boletos para pagamento, realizar renegociações de dívidas, emitir certidões, efetuar o pré-cadastro, entre outras facilidades.
Para explicar um pouco mais sobre essa importante e necessária modernização, dialogamos com a Técnica de Suporte da Implanta Informática, Stéfanne Bento. A empresa atua no mercado há 30 anos e está responsável por esses serviços em todo o Conjunto CFESS/CRESS. Uma garantia ela já antecipa: o atendimento que esteve suspenso durante essa semana, será retomado na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, como prometido!
ENTREVISTA/STÉFANNE BENTO
Quais são os sistemas que estão sendo instalados durante essa semana, nesse processo de modernização do banco de dados do CRESS Goiás? Que diferenciais eles têm em comparação com os atuais sistemas?
SISCAF.Net, FISCALIZAÇÃO.NET e Serviços On-line. As diferenças são muitas, principalmente no que tange à utilização dos sistemas na modalidade "nuvem", sendo possível acessá-lo de qualquer lugar, não somente da sede do CRESS Goiás. Esse sistema permite ao Conselho dispensar o uso de Servidores de Aplicação (computadores que controlam o acesso de uma determinada rede à Internet), licenças de banco de dados e outros para hospedagem do sistema, uma vez que estará hospedado em nuvem computacional de alta disponibilidade (Microsoft Azure).
Essa modernização trará que benefícios e facilidades para profissionais assistentes sociais?
São diversos os benefícios, que serão oferecidos por meio dos “Serviços on-line”, onde os/as profissionais poderão realizar atualização cadastral, emitir boletos para pagamento, realizar renegociações de dívidas, emitir certidões, efetuar o pré-cadastro etc. Tudo isso no conforto de seu lar ou de qualquer outro lugar. É interessante frisar: o sistema Serviços On-line pode ser acessado por diversos dispositivos: Computadores, Tablets e Smartfones, considerando que foi desenvolvido para ser "responsivo", adequando-se ao tamanho do dispositivo.
Em que medida esse novo sistema ajudará na otimização de processos, preservação e segurança dos dados, além da melhoria e celeridade nas requisições feitas pela categoria profissional, empregadores e Unidades de Ensino?
A Implanta Informática atua há mais de 30 anos especificamente no desenvolvimento de soluções para Conselhos de profissões e realiza as personalizações para atender as especificidades de cada categoria. Além disso, a implantação é altamente padronizada, em conformidade com as resoluções do Conjunto CFESS/CRESS. Podemos destacar o processo de fiscalização, que é totalmente aderente ao plano nacional de fiscalização do CFESS, cujos instrumentais foram completamente incorporados na aplicação e podem ser utilizados praticamente em qualquer tela (aplicação responsiva). Para as Instituições de Ensino Superior é fornecido um módulo para os credenciadores de campos de estágio, desburocratizando a necessidade de envio de documentos para o CRESS Goiás, pois as listagem de credenciamento de estagiários/as é substituída por consultas on-line, em tempo real. O sistema também contempla uma melhora significativa na comunicação com os/as usuários/as, por meio de avisos e recebimentos de e-mail, fornecendo ao Conselho a possibilidade de trabalhar com "papel zero". Sobre a questão de segurança, ressaltamos que todos os dados são armazenados em nuvem computacional com toda a garantia de segurança. Essa segurança é garantida pela Microsoft, onde estarão hospedados os dados e sistema.
Que tipo de treinamento os trabalhadores e trabalhadoras (Cobrança, Inscrição, Fiscalização e Secretaria) do CRESS Goiás estão recebendo durante toda essa semana? O curso os/as capacita em quê?
A introdução de um novo sistema, por mais intuitivo que seja, exige que as pessoas sejam apresentadas às novas ferramentas, se apropriem do conhecimento e realizem simulações das operações que serão realizadas em produção, para adquirirem a habilidade necessária e se capacitarem para atender com muita agilidade, já nos primeiros dias de utilização da nova plataforma. Dessa forma, os trabalhadores e trabalhadoras do CRESS estão sendo treinados nas ferramentas específicas que afetam as áreas citadas na pergunta, bem como haverá o acompanhamento pós treinamento, intensificando o aprendizado do que foi treinado.
Por que foi preciso suspender o atendimento do CRESS Goiás?
Em função da capacitação de seu pessoal: ou seja, todos os trabalhadores e trabalhadoras do CRESS têm de estar disponíveis para o treinamento. Além do treinamento, nesse período é necessário realizar a migração dos dados do sistema antigo para o novo sistema. Os dados da migração são unificados com os demais sistemas das área meio e fiscais/contábeis, formando um banco de dados único. Esse processo consome um razoável tempo de processamento e a realização de diversas validações para garantir a consistência dos dados, implicando a necessidade de desativar todos os sistemas nesse período.
Essa atualização está sendo feita (ou foi feita) em todos os CRESS? CFESS também?
A atualização foi iniciada no CFESS e está em andamento para ser realizada em todos os CRESS, sendo o CRESS-GO o 13º a ser implantado e o 1º a ser implantado com o treinamento completamente on-line.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534