O Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região Leste do Estado – NUCRESS Região Leste, teve encontro essa semana. Na pauta, estiveram a direção para construção coletiva das propostas de metas do CRESS e NUCRESS para o triênio 2020-2023 e formas de fortalecimento da profissão por meio dos núcleos.
O encontro também teve a troca de informações de interesse da categoria. Uma delas, sobre a atuação profissional em meio à pandemia. Uma questão tratada foi como lidar com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), caso recorrente em alguns municípios. Nesse sentido, foi reforçada a informação de que está disponível no site do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, o parecer jurídico nº 05/2020 (clique aqui para download), que versa sobre medidas jurídicas cabíveis em caso de ausência de EPI para assistentes sociais. Para baixar o parecer basta clicar neste link:
Aliás, o CFESS tem em seu site uma sessão exclusiva denominada Serviço Social contra a Covid-19 (clique para visitar), disponível para consulta.
A tesoureira do CRESS, profissional assistente social com atuação em Senador Canedo e uma dar articuladoras da reunião, Ida Teixeira de Assunção considerou qualificado debate ocorrido na quarta-feira, dia 5 de agosto. A Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa, que também avalia como positiva a reunião: “Têm sido muito estimulantes e desafiadores os debates que temos feito com colegas de todas as regiões do estado. Além de estarmos cumprindo o objetivo de fortalecimento da interiorização de nossa atuação, tem aprendido muito e nos aproximado cada vez mais da realidade presente em cada município”, ressalta.
Os encontros dos NUCRESS são preparatórios ao estadual do CRESS, previsto para ocorrer dia 13 de agosto, das 14 às 18 horas. Até agora já foram realizados encontros dos núcleos da regiões Sul, Sudeste, Sudoeste, Leste e Rio Vermelho (este foi hoje pela manhã). Falta ainda o encontro do NUCRESS Nordeste.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534