Profissionais assistentes sociais de Buriti Alegre, Caldas Novas, Itumbiara, Morrinhos, Piracanjuba e Valparaíso participaram nesta terça-feira, 4 de agosto, de Encontro do NUCRESS Sul, núcleo de base do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás. Representaram o Conselho na reunião a Conselheira-presidente do CRESS, Nara Costa, a vice-presidente, Tereza de Souza Araújo, e a Agente Fiscal, Gabriele Batista.
Durante o encontro as/os assistentes sociais participantes falaram das dificuldades e desafios de cada município no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. Um dos problemas relatados é o fato de que profissionais têm realizado visitas domiciliares sem disporem de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados e até atuado em veículos sem a devida esterilização. Preocupado com a disseminação do vírus e com a integridade das/os profissionais e da população, o CRESS enviará ofício às administrações municipais solicitando o cumprimento da legislação em vigor e a garantia da segurança e saúde de assistentes sociais e de usuários, informa a vice-presidente do CRESS, Tereza de Souza Araújo.
Também foi informado que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Goiás têm encaminhado para assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) uma grande quantidade de demandas judiciárias – parte delas que sequer estão no âmbito de suas competências funcionais. Diante dessa situação, visando suprir a falta de profissionais nos dois órgãos, o CRESS irá dialogar com representantes do Tribunal e do Ministério Público sobre a importância de realização de concurso público para assistentes sociais. “As profissionais do CRAS e do CREAS já possuem uma elevada carga de trabalho e não são auxiliares da justiça, de forma que o Ministério Público e Tribunal Justiça devem estruturar suas próprias equipes para atendimento de suas demandas”, esclarece Araújo.
O encontro também definiu pela construção de um documento que oriente a atuação dos/as assistentes sociais de Caldas Novas frente à pandemia (maioria dos/as participantes da reunião atua neste município). A reunião tratou ainda do planejamento das ações do Conjunto CFESS/CRESS (e dos NUCRESS) e indicou membros para as comissões de Seguridade Social, Trabalho e Formação Profissional e Direitos Humanos do Conselho goiano.
“Estão de parabéns todes profissionais que participaram do encontro, que fortalece a nossa estratégia de interiorização das ações do CRESS. Nosso carinho e agradecimento especial à coordenadora do NUCRESS Sul, Raquel Cassimiro, pelo esforço de mobilização”, destaca a Conselheira-presidente do Conselho, Nara Costa.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534