O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás 19ª Região realizou a sua 2ª Assembleia Geral Ordinária do ano de 2019, que teve como pauta a prestação de contas do ano do exercício de 2019, a socialização das deliberações do Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, a definição da anuidade para o ano de 2020, a escolha/eleição de profissionais para a comissão eleitoral que cuidará das eleições que renovarão a direção do CRESS, além de informes gerais de interesse da categoria. Apesar de amplamente divulgada, a assembleia contou com um baixo quórum. Divulgamos as principais deliberações e informes:
Prestação de contas:
A assessoria contábil do CRESS apresentou a prestação de contas e comunicou que até o mês de agosto foi arrecadada a quantia de R$ 1.060.709, com uma queda em relação ao mesmo período do ano anterior. Demostrou ainda que houve aumento do número de cancelados em relação ao mesmo período de 2018. Na avaliação da assessoria esta situação é “resultado da atual conjuntura nacional de crise e desemprego, que reverbera também na categoria profissional”. Após discussão a prestação de contas foi aprovada pelos presentes.
Anuidade 2020
A partir de explanação da assessoria contábil do CRESS Goiás, com base na situação econômica do país e considerando índices importantes (IPCA – IBGE; IGPM –FGV; INCC –DI – FGV; SELIC) que devem ser considerados para discussão do índice de reajuste da mensalidade do Conselho para o ano de 2020, foi proposto um reajuste de 5% (com base na inflação), “a fim de manter o equilíbrio financeiro do CRESS”. Foram apresentados ainda os demais patamares estabelecidos no 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS como parâmetros para definição do reajuste – 4%, 4,5% e 5%. Depois de ampla discussão foi aprovado por unanimidade dos presentes o índice de 5%. Com este reajuste o valor da anuidade de 2020 será de R$ 578,79.
Comissão Eleitoral
Foram indicadas e eleitas para a Comissão Eleitoral tendo em vista o próximo pleito do CRESS Goiás as seguintes profissionais: Ana Lúcia Basílio Santos, Luzenir Corrêa de Oliveira Pires, Ana Ângela Torres Brasil, Thaísy Cunha Pessoa e Selene Pereira da Silva
Informes gerais e de comissões do CRESS:
Posse concursados do CRESS Goiás – está previsto o chamamento dos/as aprovados/as para o início do ano de 2020
PEC 108 – de iniciativa do ministro da economia, Paulo Guedes, propõe a extinção da inscrição obrigatória nos conselhos profissionais, sob o argumento de que estes não integram a Administração Pública e, portanto, a inscrição não poderia ser condição para o exercício do trabalho. Fórum que reúne os Conselhos Profissionais do Estado de Goiás, articula e organiza campanha que destaca o fato de que os conselhos “fortalecem a profissão e protegem a sociedade”.
Comissão de Orientação e Fiscalização – a COFI, este ano, visitou 42 municípios e 131 instituições. Na assembleia, apresentou seu plano de metas construído a partir das deliberações do 48 º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS
Comissão de Trabalho e Formação Profissional – apresenta o Curso de Extensão em Educação Permanente, realizado em parceria com a UFG e outras importantes instituições. O curso prevê um total de 14 encontros presenciais, com a participação de 31 palestrantes de renome nacional.
Comissão Administrativo/Financeiro: expôs a estratégia e as ações da comissão para resolver situações de inadimplência de profissionais.
Comissão Permanente de Ética: no exercício de 2019 foram protocolizadas 8 denúncias éticas, 2 desaforados e 2 processos que estão em fase de julgamento.
Acesse à ata da 2ª Assembleia Geral Ordinária do CRESS Goiás, realizada no dia 18 de outubro de 2019, na sede do Conselho, em Goiânia.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534