Poderão votar dia 6 de outubro, das 8h às 18h, todas as pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor. Criado pelo ECA, o Conselho Tutelar é o órgão municipal que possui o dever de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
No Brasil, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, a criança e o adolescente foram assumidos como prioridade absoluta pelo Estado. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, regulamentou os seus direitos. Com o ECA, muitas políticas de proteção e promoção foram implementadas. No entanto, eles ainda constituem o grupo mais vulnerável à pobreza, violência e exploração. Para garantir o direito à plena cidadania desse público, precisamos de espaços e mecanismos que evitem retrocessos. Um destes mecanismos é o conselho tutelar.
O Brasil conta atualmente com 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Criado pelo ECA, o Conselho Tutelar é o órgão municipal que possui o dever de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No próximo domingo, 6 de outubro, das 8h às 18h, em todo o País, vão ocorrer eleições para os conselhos tutelares. Poderão votar todas as pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor.
Entre as funções do Conselho Tutelar, estão:
- Atender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados, assim como atender e aconselhar seus familiares;
- Notificar órgãos competentes sobre violação de direitos;
- Aplicar medidas protetivas quando direitos forem ameaçados ou violados;
- Promover junto à comunidade os direitos de crianças e adolescentes.
Ajude a proteger e promover os direitos de crianças e adolescentes. Analise que profundidade cada candidata/o e, dia 6 de outubro, faça seu voto valer DIREITOS!
Clique neste LINK e acesse o endereço de todos os locais de votação no Estado de Goiás: https://bit.ly/2OjL9kO
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534